Gaudium news > Cardeais se reúnem pela terceira vez e conversam sobre ‘a Igreja e o mundo’

Cardeais se reúnem pela terceira vez e conversam sobre ‘a Igreja e o mundo’

Durante a terceira Congregação Geral, o Colégio Cardinalício os nomes de dois eclesiásticos que farão uma pregação e também realizaram a mudança de um dos celebrantes da Missa dos ‘Novendiais’.

Cardeais se reunem pela terceira vez e conversam sobre ‘a Igreja e o mundo

Cidade do Vaticano (24/04/2025 12:49, Gaudium Press) Na manhã desta quinta-feira, 24 de abril, foi realizada a terceira Congregação Geral dos Cardeais. Segundo o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, ao longo da reunião, iniciada às 9h e concluída ao meio-dia (horário de Roma), “teve início um diálogo sobre a Igreja e o mundo”.

Juramento dos Cardeais

Durante o encontro, que contou com a participação de 113 Cardeais, ocorreram 34 intervenções. Além disso, os purpurados que ainda não haviam feito, puderam prestar juramento, conforme previsto pela Constituição Apostólica ‘Universi Dominici Gregis’. Foram lidos ainda os primeiros 23 parágrafos deste documento, que regula a vacância da Sé Apostólica e a eleição do Romano Pontífice.

Mudança de celebrante

Também foi realizada a mudança de celebrante da Santa Missa do sexto dia dos ‘Novendiais’: o Cardeal Víctor Manuel Fernández, ex-prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé, presidirá esta celebração no lugar do Cardeal Kevin Joseph Farrell, Camerlengo da Santa Igreja Romana.

Definição dos pregadores

Na Congregação foram ainda definidos os nomes de dois eclesiásticos que farão uma pregação, conforme estabelecido pela ‘Universi Dominici Gregis’. O primeiro, previsto para o início da próxima semana, será Donato Ogliari, Abade da Basílica de São Paulo, e o segundo, no início do Conclave, será o Cardeal Raniero Cantalamessa. O próximo encontro dos Cardeais está marcado para a manhã desta sexta-feira, 25 de abril. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas