Gaudium news > Colégio Cardinalício define programação das celebrações dos ‘Novendiali’

Colégio Cardinalício define programação das celebrações dos ‘Novendiali’

Os ‘Novendiali’ são os nove dias de celebrações eucarísticas em sufrágio do Pontífice falecido, conforme tradição da Igreja.

Colegio Cardinalicio define programacao das celebracoes dos ‘Novendiali

Cidade do Vaticano (24/04/2025 10:31, Gaudium Press) Na tarde da última quarta-feira, 23 de abril, os membros do Colégio Cardinalício se reuniram para participar da segunda Congregação Geral dos Cardeais, realizada na Sala Nova do Sínodo, no Vaticano. O encontro contou com a participação de 103 purpurados.

Durante a reunião, iniciada com a oração ‘Veni, Sancte Spiritus’, os Cardeais que ainda não haviam prestado juramento o fizeram, cumprindo assim os ritos protocolares previstos no processo que antecede o Conclave. Além disso, foi aprovada a programação dos ‘Novendiali’, os nove dias de celebrações eucarísticas em sufrágio do Pontífice falecido. As Santas Missas ocorrerão entre os dias 26 de abril e 4 de maio, na Basílica de São Pedro.

Programação dos ‘Novendiali’

A primeira celebração será a Missa Exequial do Papa Francisco, marcada para o sábado, dia 26 de abril, às 10h (horário de Roma). A segunda celebração ocorrerá no domingo, 27 de abril, às 10h30 (horário local), sendo presidida pelo Cardeal Pietro Parolin, ex-Secretário de Estado. A terceira celebração será presidida pelo Cardeal Baldassare Reina, Vigário Geral de Sua Santidade para a Diocese de Roma, às 17h do dia 28 de abril.

Já a quarta celebração deverá ser conduzida pelo Cardeal Mauro Gambetti, arcipreste da Basílica Papal de São Pedro no Vaticano. O Cardeal Leonardo Sandri, Vice-Decano do Colégio Cardinalício, presidirá a quinta celebração às 17h do dia 30 de abril. A sexta celebração será presidida às 17h do dia 1º de maio pelo Cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana.

A sétima celebração está programada para ocorrer às 17h do dia 2 de maio, sendo presidida pelo Cardeal Claudio Gugerotti, ex-Prefeito do Dicastério para as Igrejas Orientais. O Cardeal Ángel Fernández Artime, ex-Pro-Prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, presidirá a oitava celebração às 17h do dia 3 de maio. A nona e última celebração será conduzida pelo Cardeal Dominique Mamberti, Protodiácono do Colégio Cardinalício, às 17h do domingo, dia 4 de maio. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas