Gaudium news > Primeira Congregação Geral dos Cardeais é realizada no Vaticano

Primeira Congregação Geral dos Cardeais é realizada no Vaticano

Por volta de sessenta Cardeais participaram do encontro realizado na Sala Nova do Sínodo, no Vaticano, e que, segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, durou uma hora e meia.

Primeira Congregacao Geral dos Cardeais e realizada no Vaticano

Cidade do Vaticano (22/04/2025 12:12, Gaudium Press) Na manhã desta terça-feira, 22 de abril, por volta de sessenta Cardeais participaram da Primeira Congregação Geral na Sala Nova do Sínodo, no Vaticano. De acordo com a Sala de Imprensa da Santa Sé, a reunião durou uma hora e meia.

Juramento e leitura do testamento de Francisco

O encontro foi iniciado com um momento de oração pelo Papa Francisco. Em seguida, os purpurados juraram observar fielmente as normas da Constituição Apostólica ‘Universi Dominici Gregis’ relativas à vacância da Sé Apostólica e à eleição do Romano Pontífice, e cantaram o ‘Adsumus’.

Também foram lidos os parágrafos 12 e 13 da Constituição Apostólica. O Cardeal Kevin Joseph Farrell, Camerlengo da Santa Igreja Romana, leu o Testamento espiritual do Papa Francisco, divulgado ontem à noite.

Primeira Congregacao Geral dos Cardeais e realizada no Vaticano 1

Próximo encontro já está com data marcada

Durante o encontro foram decididas as datas da trasladação e das exéquias do Pontífice. Além disso, já ficou marcada a Segunda Congregação Geral, que ocorrerá às 17h (horário local) da quarta-feira, 23 de abril, uma vez que na parte da manhã os purpurados estarão participando da cerimônia de transladação.

O Cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, presidirá uma Santa Missa na Praça São Pedro, no domingo, 27 de abril. Esta será a segunda Celebração Eucarística das ‘Novendiais’, que deverão ser celebradas por nove dias sempre às 17h.

Celebrações de Beatificação foram suspensas

Também foram sorteados os nomes dos três Cardeais da Comissão que auxiliará o Camerlengo nas decisões ordinárias: Pietro Parolin, Stanislaw Rylko e Fabio Baggio, um para cada ordem que compõe o Colégio, a dos Bispos, Presbíteros e Diáconos. A cada três dias são sorteados os Cardeais desta Comissão.

O Colégio Cardinalício também decidiu suspender as celebrações de Beatificação programadas, até a decisão do novo Papa. Às 19h30 (horário de Roma), desta terça-feira, 22, o Arcipreste da Basílica de São Pedro, Cardeal Mauro Gambetti, presidirá o Terço para o Papa Francisco na Praça São Pedro. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas