Gaudium news > Papa Francisco faz visita surpresa na Basílica de São Pedro

Papa Francisco faz visita surpresa na Basílica de São Pedro

O Pontífice fez uma breve aparição pública para rezar diante do túmulo de São Pio X, com quem sempre demonstrou forte ligação.

Papa Francisco faz visita surpresa na Basilica de Sao Pedro

Cidade do Vaticano (10/04/2025 13:33, Gaudium Press) Na tarde desta quinta-feira, 10 de abril, por volta das 13h (horário local) o Papa Francisco deixou a Casa Santa Marta por alguns minutos, em uma saída não programada, para visitar a Basílica de São Pedro. O Pontífice foi até o túmulo do Papa São Pio X, com quem sempre demonstrou forte ligação, e ali rezou por dez minutos.

Muita emoção ao redor do Pontífice

Apesar de sua aparição ter sido rápida e sem alarde, cerca de cem peregrinos, que visitavam a Basílica vaticana por ocasião do Jubileu da Esperança, se aproximaram para saudar o Santo Padre. Francisco recebeu cada um dos grupos de fiéis, famílias e até crianças, abençoando e cumprimentando cada um. Algumas restauradoras que realizavam seus trabalhos internos no local também puderam apertar a mão do Papa.

Por volta das 12h50, Monsenhor Valerio Di Palma, Cônego da Basílica de São Pedro, estava na sacristia, saindo dez minutos depois, atraído pelo alvoroço. Foi quando viu a cadeira de rodas com o Papa Francisco sendo empurrada por Massimiliano Strappetti, seu assistente de saúde pessoal. Ao redor, os guardas tentavam manter a ordem. “Muita emoção, minha visão ficou turva pelas lágrimas e não consegui nem tirar uma foto”, relatou.

Papa Francisco faz visita surpresa na Basilica de Sao Pedro 2

Francisco não disse nenhuma palavra

Durante este curto período de tempo que esteve na Basílica de São Pedro, o Papa passou pela Porta da Oração, foi até o Altar da Cátedra e, por fim, ao túmulo de São Pio X para rezar. O Pontífice cumprimentou os fiéis, na medida do possível, sem dizer nenhuma palavra, mas com muitos gestos de carinho e proximidade. “Todos correram ao saber que o Papa tinha vindo de surpresa”, afirmou Monsenhor Di Palma.

Os fiéis que ali estavam se comoveram ao ver Francisco com uma manta sobre as pernas, contra o frio, e as cânulas nasais para receber oxigênio. Segundo Monsenhor Di Palma, todos choravam, porém essas lágrimas eram “sinal de que ele está se recuperando, que sim, está sofrendo, mas está próximo. O que mais me tocou foram os olhos: grandes, brilhantes. Um olhar penetrante e atento. Não disse nada: apenas cumprimentava e abençoava. Eu disse a ele: ‘Santidade, estamos ansiosos por tê-lo de volta aqui, novamente’. Ele sorriu”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas