Gaudium news > Ícone de Nossa Senhora de Czestochowa visita Santuário Nacional de Aparecida

Ícone de Nossa Senhora de Czestochowa visita Santuário Nacional de Aparecida

A peregrinação faz parte de uma iniciativa intitulada ‘De Oceano a Oceano’, que tem por objetivo promover a devoção mariana em defesa da vida.

Icone de Nossa Senhora de Czestochowa visita Santuario Nacional de Aparecida 1

Foto: Divulgação/Santuário Nacional de Aparecida.

Aparecida – São Paulo (03/04/2025 15:00, Gaudium Press) Na última terça-feira, 1º de abril, o Ícone de Nossa Senhora de Czestochowa visitou o Santuário Nacional de Aparecida, no interior de São Paulo. Na ocasião, uma Santa Missa Solene foi presidida pelo Bispo-auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Tiago Stanislaw.

A peregrinação faz parte de uma iniciativa intitulada ‘De Oceano a Oceano’, que tem por objetivo promover a devoção mariana em defesa da vida. O Brasil é o 30º país a receber a visita deste Ícone que é, junto de Nossa Senhora Aparecida, uma das únicas imagens marianas negras.

Icone de Nossa Senhora de Czestochowa visita Santuario Nacional de Aparecida 2

Foto: Divulgação/Santuário Nacional de Aparecida.

Ligação histórica entre Aparecida e Czestochowa

Em um momento de acolhida, o Irmão redentorista Alan Patrick Zuccherato fez uma oração na qual dizia à Mãe de Deus: “Sê bem-vinda, ó, Virgem Maria, que vindes até nós por meio da peregrinação deste venerável ícone de Czestochowa. Com humildade, ternura e devoção, queremos vos acolher, ó, poderosa e puríssima Senhora”.

Em entrevista ao Portal A12, o missionário redentorista e ecônomo adjunto do Santuário, Padre Adam Rampala, destacou que alguns fatos históricos aproximam as duas devoções. “Em 1717, a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no rio Paraíba pelos três pescadores. No mesmo ano, em 8 de setembro, o ícone de Nossa Senhora de Czestochowa foi coroado pelo Papa Clemente XI”. Para ele, “essa ligação histórica fortalece a devoção dos fiéis e mostra que Maria, sob diferentes títulos, sempre cuida de seus filhos”.

Icone de Nossa Senhora de Czestochowa visita Santuario Nacional de Aparecida 3

Foto: Divulgação/Santuário Nacional de Aparecida.

Ícone de Czestochowa no coração mariano do Brasil

Dom Stanislaw ressaltou que Aparecida “é o coração mariano do Brasil, onde tantos brasileiros se encontram com a Mãe para apresentar suas dores, agradecer graças recebidas e renovar a Fé. A chegada do Ícone a esse Santuário torna tudo ainda mais bonito, unindo a Fé do nosso povo a um grito universal em favor da vida, da paz e da dignidade de cada pessoa”.

“Em tempos difíceis, cheios de incertezas e sofrimentos, essa visita se torna um sinal claro da ternura de Deus. Por meio de Maria, Ele nos mostra que não estamos sozinhos. É um convite à esperança, à escuta do coração e à vivência da Fé em comunidade”, concluiu o prelado.

Icone de Nossa Senhora de Czestochowa peregrinara pelo Rio de Janeiro

História desta peregrinação

Esta peregrinação teve seu início no ano de 2012, por parte de leigos da Polônia e de outros países da região, com o objetivo de minimizar a situação triste da Rússia, onde o aborto se tornou um método anticoncepcional. “Diante de muitas vidas perdidas, os leigos pró-vidas pensaram em pedir a intervenção especial do céu, de Nossa Senhora”, explicou o Bispo.

A proposta era que a peregrinação fosse iniciada na parte asiática da Rússia, em Vladivostok, e fosse concluída em Portugal, no Santuário de Fátima. Porém, surgiram outros países interessados em acolher o ícone mariano, o que fez com que a peregrinação se estendesse e o ícone acabasse visitando os Estados Unidos, Canadá, México e o Panamá. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas