Relíquia do Véu de Verônica será exposta na Basílica de São Pedro
A relíquia do veú da Verônica, também conhecida como relíquia da Sagrada Face, está profundamente ligada às Estações da Via Sacra.
Cidade do Vaticano (04/04/2025 16:18, Gaudium Press) No próximo domingo, 6 de abril, o véu de Verônica será exposto aos fiéis na Basílica de São Pedro, no Vaticano. A exposição ocorrerá dentro de uma liturgia extraordinária. Logo depois, o Arcipreste da Basílica papal de São Pedro, Cardeal Mauro Gambetti, presidirá uma Santa Missa.
O que é o véu da Verônica?
Nesta data a Basílica petrina receberá a celebração da Via Sacra, tradição romana centenária na qual, durante cada um dos quarenta dias da Quaresma, uma igreja diferente na Cidade Eterna se torna um local de oração. A Basílica de São Pedro será o local escolhido neste quinto domingo da Quaresma.
A relíquia do veú da Verônica, também conhecida como relíquia da Sagrada Face, está profundamente ligada às Estações da Via Sacra. Isso porque, segundo a tradição católica, esta relíquia é reconhecida como o tecido utilizado para enxugar o rosto de Jesus no caminho do Calvário, ficando sua fisionomia estampada no pano.
Quem foi Verônica?
Verônica é o nome pelo qual é conhecida a mulher que enxugou o rosto de Jesus. Esse nome deriva do latim ‘vera icona’, que pode ser traduzido como ‘verdadeiro ícone’. A relíquia é conservada ao lado da relíquia da Cruz e da relíquia da lança de São Longuinho, militar romano que perfurou o lado de Jesus na cruz e se converteu.
Esta relíquia é mantida conservada em um dos pilares que sustentam a cúpula da Basílica petrina, em uma estátua colossal da Santa, que não aparece nos Evangelhos canônicos, mas no livro apócrifo dos Atos de Pilatos. Na Idade Média, a relacionavam com a mulher curada por Jesus dos fluxos sanguíneos. (EPC)
Deixe seu comentário