Gaudium news > Imagem Mariana recebe coroação episcopal em Catedral nas Filipinas

Imagem Mariana recebe coroação episcopal em Catedral nas Filipinas

Nossa Senhora sang Barangay se tornou a primeira imagem mariana a receber uma coroação episcopal na Ilha Negros.

Imagem Mariana recebe coroacao episcopal em Catedral nas Filipinas

Bacolod – Filipinas (02/04/2025 16:04, Gaudium Press) A imagem de Nossa Senhora sang Barangay, da Diocese filipina de Bacolod recebeu a coroação episcopal no dia 25 de março, Solenidade da Anunciação. Esta foi a primeira imagem mariana a receber uma coroação episcopal na Ilha Negros. O ato também marcou o 75º aniversário do movimento ‘Barangay sang Virgen’.

Uma profunda expressão de Fé do povo filipino

A cerimônia foi presidida por Dom Patricio Buzon, na Catedral de São Sebastião, na cidade de Bacolod, e contou com a participação de centenas de devotos e clérigos de todo o país. Buzon descreveu a coroação como “uma profunda expressão de Fé”, exortando os devotos a fazerem de Nossa Senhora “a rainha de nossos corações, nossos lares e nossa comunidade”.

Para a celebração do jubileu, Monsenhor Ronald Quijano facilitou a transferência deste histórico Ícone para a Catedral. Com esperanças de uma futura coroação pontifícia, a Diocese expressou seu desejo de expandir a devoção à Nossa Senhora de Sang Barangay por todas as Filipinas.

História da devoção a Nossa Senhora sang Barangay

Esta devoção mariana teve origem na cidade de Silay, Negros Occidental, fundada por Antonio Gaston. Durante uma doença, Gaston sentiu-se chamado a promover a devoção mariana. Na ocasião, o Bispo Manuel Yap estabeleceu formalmente o movimento imaginando Nossa Senhora retratada em trajes tradicionais filipinos, com rosto judeu.

A visão do Bispo foi retratada em uma madeira pelo artista Crisogono Domingo. Em 1954, a obra foi reconhecida por seu significado artístico e espiritual e a imagem se tornou um símbolo de devoção popular. No ano de 1981, durante sua visita às Filipinas, o Papa São João Paulo II venerou o ícone mariano. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas