Gaudium news > Decreto de Trump: Restaurando a Verdade e a Sanidade à História Americana

Decreto de Trump: Restaurando a Verdade e a Sanidade à História Americana

O decreto condena as tentativas de “minar as notáveis conquistas dos Estados Unidos, apresentando seus princípios de fundação e marcos históricos sob uma luz negativa”.

colon estatuta los angeles

Redação (01/04/2025 10:01, Gaudium Press) Donald Trump assinou, na última quinta-feira (27/3), uma ordem executiva intitulada “Restoring Truth and Sanity to American History” (Restaurando a verdade e a sanidade à história americana), que ordena, por exemplo, a restauração de monumentos e estátuas removidos desde 2020, especialmente aqueles afetados durante os protestos de cunho racial.

A medida também instrui uma revisão do conteúdo de instituições como o do Instituto Smithsonian – órgão público que administra 21 museus e é um dos mais prestigiosos espaços para exibição da arte e história nacional – com o objetivo de eliminar o que a Casa Branca descreveu como ideologias “divisivas” ou “antiamericanas”. O texto pede a recuperação de uma narrativa “fiel e patriótica” da história nacional e é um novo elemento na desconstrução da ideologia “woke”.

O vice de Trump, JD Vance, membro do conselho do órgão, poderá revisar e proibir iniciativas que “degradem os valores americanos compartilhados” ou “dividam os americanos com base em raça”.

O decreto de Trump também atribui ao Departamento do Interior a responsabilidade de restaurar parques federais, monumentos e memoriais que tenham sido “removidos ou alterados nos últimos anos para perpetuar uma falsa revisão da história” ou “minimizar inapropriadamente o valor de certos eventos ou figuras históricas”.

Um dos casos mais emblemáticos é o das estátuas de Cristóvão Colombo, várias das quais foram derrubadas ou vandalizadas em cidades como Baltimore, Boston ou Saint Paul. O governo Trump já havia financiado em 2020 a reconstrução de algumas dessas estátuas, como a de Baltimore, e agora reforça essa política com respaldo federal.

É importante observar que a implementação dessas restaurações dependerá das avaliações e ações dos órgãos federais correspondentes e poderá estar sujeita a debates e decisões em nível estadual e local.

Sob uma perspectiva sociorreligiosa, a restauração de monumentos como o de Colombo é uma afirmação dos valores cristãos e de fundação dos Estados Unidos.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas