Reconstrução do rosto de Santa Teresa de Ávila
No âmbito do 510º aniversário do nascimento de Santa Teresa de Jesus, a reconstrução científica de seu rosto foi oficialmente apresentada na Basílica da Anunciação de Nossa Senhora do Monte Carmelo, onde se encontra o corpo da Santa.
Escultura e foto de Jennifer Mann. Fotos: Carmelitas descalzos Ocd Ibérica
Redação (31/03/2025 14:54, Gaudium Press) No dia 28 de março, foi apresentado em Alba de Tormes, Roma e Austrália, o resultado da reconstrução do rosto de Santa Teresa baseado no estudo das suas relíquias. A escultura retrata Santa Teresa com cerca de 50 anos, idade que coincide com os primeiros anos de sua vida reformada, quando vivia no Mosteiro de San José de Ávila.
Segundo o trabalho do professor Ruggero D’Anastasio (Itália) e da perita forense Jennifer Mann (Austrália), este seria o rosto mais fiel de Santa Teresa de Jesus: sereno, introspectivo, forte e profundamente humano.
Aos 50 anos – idade chave em sua vida reformadora e espiritual –, a imagem reflete não apenas seus traços físicos, mas a alma contemplativa que transformou a história do Carmelo e da Igreja.
“Uma vera efígies que une ciência e mística”, como expressou o P. Miguel Ângelo González, Prior OCD de Alba de Tormes e Salamanca.
Pe. Francisco Sánchez Oreja, OCD Provincial da Província dos Carmelitas Descalços de Santa Teresa de Jesus na Espanha, comentou que “contemplar esse rosto é olhar para Madre Teresa de Jesus em sua plena humanidade, em sua carne e em seu espírito. É um convite para redescobrir sua mensagem, sempre viva e atual. Graças à ciência e à arte, a Santa está novamente nos falando com o rosto que um dia olhou o céu”.
Este é o comunicado oficial do Postulador da Ordem Pe. Marco Chiesa:
510º aniversário do nascimento de Santa Teresa de Jesus.
No dia 28 de agosto de 2024, começou, em Alba de Tormes (Espanha), o longo processo de reconhecimento e estudo dos restos mortais de Santa Teresa de Jesus, que será concluído com a exposição pública de 11 a 25 de maio e o sucessivo encerramento no sepulcro.
Nesta ocasião, foram realizados numerosos e precisos exames sob o cuidado e a responsabilidade dos professores Luigi Capasso, Ruggero D’Anastasio e Dr. Jacopo Cilli da Universidade Gabriele d’Annunzio de Chieti-Pescara (Itália). À luz de alguns desses dados, a Casa Geral dos Carmelitas Descalços decidiu proceder à reconstrução científica do rosto da Santa utilizando as técnicas mais modernas.
Esta reconstrução (também conhecida como aproximação forense) do rosto foi realizada pela Professora Jennifer Mann, do Victorian Institute of Forensic Medicine (Universidade de Monash, Victoria, Austrália), aplicando uma combinação de metodologias forenses atualmente em uso nos EUA e no Reino Unido e baseando-se em dados antropométricos e Raio-X fornecidos pela Universidade de Chieti. As fotos são da Sra. Jennifer Mann e os vídeos do Sr. Paul Burston.
Os artistas autorizam a publicação e impressão deste material com as seguintes legendas: para as fotografias “Escultura e foto de Jennifer Mann” e para os vídeos “Escultura de Jennifer Mann/ Vídeo de Paul Burston”, mantendo os direitos. Em breve será possível obter cópias do busto de Santa Teresa em tamanho original, em bronze ou resina, entrando em contato com a Postulação Geral OCD.
Marco Chiesa
Postulador Geral OCD
Com informações Venerável Ordem Terceira do Carmo Saquarema-RJ
Deixe seu comentário