Gaudium news > Vicentinos realizam Romaria ao Santuário Nacional de Aparecida

Vicentinos realizam Romaria ao Santuário Nacional de Aparecida

O evento deste ano, que já está em sua 53ª edição, seguiu o tema “Ser Vicentino — Vieste me ver ou vieste me visitar!”.

Vicentinos realizam Romaria ao Santuario Nacional de Aparecida 1

Foto: Beatriz Nery/A12.

Aparecida – São Paulo (31/03/2025 12:27, Gaudium Press) No último final de semana, entre os dias 29 e 30 de março, o Santuário Nacional de Aparecida acolheu a 53ª Romaria Nacional dos Vicentinos, que este ano seguiu o tema “Ser Vicentino — Vieste me ver ou vieste me visitar!”.

A iniciativa, que ocorreu dentro de um ano jubilar, no qual são celebrados os 400 anos da Congregação da Missão de São Vicente de Paulo, teve como objetivo propor aos participantes uma reflexão dos vicentinos sobre a vocação e a sua principal prática, que é a visita domiciliar.

Vicentinos realizam Romaria ao Santuario Nacional de Aparecida 2

Foto: Beatriz Nery/A12.

Ostentar ação ao invés de bandeiras

Dom José Carlos Chacorowski CM, Bispo da Diocese de Caraguatatuba (SP), presidiu uma das Missas durante o evento. Em sua homilia, o prelado afirmou que São Vicente gostava de ser chamado de forma simples, sem se vangloriar, reforçando aos confrades que são uma “pequena companhia, feitos para trabalhos humildes e servir pela caridade aos mais necessitados, aos mais pobres”.

“Creio que, do céu, de onde está, olhando por nós e unido a nós com a família vicentina que já partiu para a glória, certamente o Padre Vicente aceitaria o nosso desejo de nos alegrarmos hoje por esses 400 anos de serviço à Igreja. A graça da congregação é essa: não é de ostentar bandeiras, mas de ostentar ação”, ressaltou Dom Chacorowski.

Vicentinos realizam Romaria ao Santuario Nacional de Aparecida 3

Foto: Beatriz Nery/A12.

Relíquias de São Vicente de Paulo

As relíquias de São Vicente de Paulo, que, desde março de 2023 estão peregrinando por diversas Dioceses brasileiras e seguirão assim até março de 2028, estiveram presentes na Casa da Mãe Aparecida, sendo a segunda vez delas na Arquidiocese de Aparecida.

O relicário contém três relíquias: uma de primeiro grau, um pedaço da costela de São Vicente de Paulo; e outras duas de segundo grau: uma carta do Santo enviada a Santa Luísa de Marillac e um pedaço de sua veste litúrgica. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas