Papa Francisco apresenta leve melhora e progresso no uso da fala
O Pontífice segue convalescendo há seis dias na Casa Santa Marta após 38 dias internado no Policlinico Gemelli.
Redação (28/03/2025 10:13, Gaudium Press) Na manhã desta sexta-feira, 28 de março, a Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou atualizações sobre o estado de saúde do Papa Francisco, que segue convalescendo há seis dias na Casa Santa Marta após 38 dias internado no Policlinico Gemelli para tratar uma pneumonia bilateral.
Leves melhoras do ponto de vista respiratório e motor
A situação do Santo Padre é “estável com leves melhoras do ponto de vista respiratório e motor e também no uso da fala”. A redução gradual da oxigenação de alto fluxo com cânulas nasais durante o dia continua e foi iniciada a redução também à noite. Na última quarta-feira, 26, o Pontífice foi submetido a exames de sangue e os valores apresentados nos resultados destes exames foram considerados normais.
Os dias de Francisco são passados entre terapias, orações, descanso e um pouco de trabalho, com envio de documentação por parte dos Dicastérios. Em sua rotina diária, o Papa concelebra a Santa Missa em sua capela particular no segundo andar da Casa Santa Marta. Até o momento, ele não está recebendo visitas, porém seguem presentes os seus secretários particulares e a equipe médica que o assiste 24 horas por dia atendendo às suas necessidades.
Terremoto em Mianmar e pregação de Quaresma
Informado sobre o terremoto de magnitude 7,7 que atingiu Mianmar e parte da Tailândia, o Santo Padre rezou pelas muitas vítimas desta catástrofe que deixou inúmeros mortos e feridos. Francisco também acompanhou, à distância, a pregação proferida pelo Padre Roberto Pasolini, pregador da Casa Pontifícia, realizada na manhã desta sexta-feira, na Sala Paulo VI.
Sobre a programação para os próximos dias, a Santa Sé informou que o Angelus de domingo será transmitido, assim como foi feito nos domingos anteriores, com o texto escrito da meditação. Não é esperada nenhuma aparição de Francisco e também não há indicações de sua participação nas celebrações da Semana Santa e Páscoa, dependendo unicamente da sua melhora de saúde nos próximos dias. (EPC)
Deixe seu comentário