Igreja da Santa Cruz de Manila recebe o título de Basílica Menor
Este edifício religioso se torna o vigésimo quinta das Filipinas a ser elevado ao título de Basílica Menor.
Manila – Filipinas (26/03/2025 10:08, Gaudium Press) A Igreja Paroquial da Santa Cruz, uma das mais antigas de Manila, nas Filipinas, será elevada à categoria de Basílica Menor, se tornando a vigésima quinta igreja no país a receber essa designação. A honraria foi aprovada pelo Papa Francisco e divulgada na última terça-feira, 25 de março.
Basílica Menor de Nossa Senhora do Pilar
A elevação à categoria de Basílica é um reconhecimento de que um local de culto tem importância histórica, arquitetônica ou espiritual significativa, além de representar que aquela igreja possui um relacionamento mais próximo com o Papa e tem o direito de exibir o símbolo papal de chaves cruzadas em suas bandeiras, móveis e selo.
Fundada no ano de 1619 com o objetivo de atender a população chinesa na região, a Paróquia da Santa Cruz agora será denominada ‘Basílica Menor de Nossa Senhora do Pilar’. Isso acontece pois no ano de 1643, sacerdotes jesuítas trouxeram da Espanha uma réplica de Nossa Senhora do Pilar de Zaragoza, que acabou se tornando a padroeira titular da Paróquia.
Devoção e Adoração ao Santíssimo Sacramento
Dois grandes terremotos danificaram a estrutura original da igreja, que acabou sendo completamente destruída durante a Batalha de Manila em 1945. Em 1957 o edifício atual foi concluído e no ano de 1984 foi restaurado o nome da Paróquia da Santa Cruz, tendo São Pedro Julião Eymard sido nomeado como seu segundo patrono.
Depois que os Padres e Irmãos do Santíssimo Sacramento assumiram a administração paroquial, na década de 1950, a devoção à Sagrada Eucaristia e a Adoração ao Santíssimo Sacramento floresceram no local. Em 2018, o Cardeal Luis Antonio Tagle, então Arcebispo de Manila, declarou a igreja como Santuário Arquidiocesano do Santíssimo Sacramento. (EPC)
Deixe seu comentário