Gaudium news > Rei Charles III adia seu encontro com o Papa

Rei Charles III adia seu encontro com o Papa

A intenção de ambas as partes, o Vaticano e a monarquia britânica, é remarcar o encontro assim que o estado de saúde do Papa Francisco o permitir.

Foto: Wikipedia

Foto: Wikipedia

Redação (26/03/2025 12:22, Gaudium Press) A audiência entre o Papa Francisco e o Rei Charles III, “Governador Supremo da Igreja da Inglaterra”, marcada para 8 de abril no Vaticano, foi adiada por recomendação médica. Embora a visita tenha sido confirmada há apenas alguns dias, o estado de saúde do pontífice forçou a Casa Real Britânica a mudar seus planos.

A mudança no programa segue uma recomendação médica de que o Papa – que recentemente recebeu alta do hospital após uma longa internação por causa de uma infecção respiratória na policlínica Gemelli – deve passar por um período prolongado de descanso.

Embora a audiência com o Santo Padre tenha sido suspensa, o restante da visita de Estado dos monarcas britânicos à Itália – programada para 7 a 10 de abril – continua dentro do cronograma, com alguns ajustes no programa. Durante sua estada em Roma, Charles III se encontrará com o presidente da República Italiana, Sergio Mattarella, e com a primeira-ministra, Giorgia Meloni, além de participar de vários eventos culturais e institucionais.

A visita ao Vaticano havia sido anunciada há apenas alguns dias, quando se considerou que a saúde do Papa permitia que o encontro fosse realizado. Estava planejado incluir uma audiência privada e uma cerimônia simbólica na Capela Sistina, com foco no compromisso comum de cuidar do meio ambiente, um assunto de interesse especial tanto para o pontífice quanto para o monarca britânico.

O encontro também teria um caráter ecumênico, no contexto do próximo Jubileu de 2025 e com o objetivo de fortalecer os laços entre a Igreja Católica e a Igreja da Inglaterra. A intenção de ambas as partes é remarcar o encontro assim que o estado de saúde do Papa Francisco o permitir.

O Rei do Reino Unido – agora Charles III – possui o título de “Governador Supremo da Igreja da Inglaterra”, o que lhe confere um papel institucional e cerimonial dentro da Igreja Anglicana. Essa função tem raízes históricas e simboliza a união entre o Estado e a Igreja na Inglaterra.

Embora ostente esse papel na Igreja Anglicana, o monarca britânico também representa uma nação multiconfessional. Charles III tem se empenhado em promover o entendimento inter-religioso, chegando a se referir a si mesmo como “Defensor da Fé”, mas também das religiões, em um tom mais inclusivo, embora sem alterar o título oficial herdado.

A Igreja Católica não reconhece a validade da sucessão apostólica na Igreja da Inglaterra, ou seja, não considera válidas as ordenações anglicanas. Essa posição foi oficialmente formulada em 1896 pelo Papa Leão XIII na bula Apostolicae curae.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas