Salesianos elegem Padre Fabio Attard como novo Reitor-Mor
O sacerdote será o décimo primeiro sucessor de São João Bosco e guiará a segunda maior congregação religiosa do mundo.
Redação (25/03/2025 15:22, Gaudium Press) Durante o 29º Capítulo Geral da Sociedade de São Francisco de Sales, os Salesianos elegeram nesta terça-feira, 25 de março, o seu novo Reitor-Mor. Padre Fabio Attard foi eleito o décimo primeiro sucessor de São João Bosco e guiará a segunda maior congregação religiosa do mundo, que conta com mais de 13.750 consagrados presentes em 136 países.
A eleição do novo Reitor-Mor representa um amanhecer para a Congregação, que, sob sua liderança, continuará crescendo como uma força mundial para a educação, a evangelização e a transformação social. Através de sua vasta experiência teológica, pastoral e acadêmica, Padre Attard é chamado a conduzir os Salesianos rumo a um futuro renovado, levando o sonho de seu fundador ao centro do mundo contemporâneo.
Quem é o novo Reitor-Mor dos Salesianos?
Nascido em 23 de março de 1959 na Ilha de Gozo, Malta, Fabio Attard cresceu em Victoria. No ano de 1975 ingressou no seminário maior de Gozo. Em seguida, frequentou o aspirantado salesiano no Savio College, em Dingli, Malta, e o noviciado em Dublin, na Irlanda.
No dia 8 de setembro de 1980, fez sua profissão religiosa como Salesiano, em Maynooth, Irlanda. O religioso formou-se em Teologia pela Pontifícia Universidade Salesiana, obtendo mestrado em Teologia Moral pela Academia Alfonsiana de Roma. Sua ordenação sacerdotal ocorreu no dia 4 de julho de 1987.
Entre os anos de 1988 a 1991, fez parte do grupo de missionários que iniciaram a nova presença da Congregação na Tunísia, num contexto predominantemente não cristão, lançando as bases de um serviço evangélico e educativo. Ao retornar a Malta, assumiu funções de liderança como reitor da Escola Salesiana de São Patrício e do Oratório Salesiano, onde atuou de 1993 a 1996.
No ano de 1999, concluiu seu doutorado sobre o tema da consciência nos sermões anglicanos de John Henry Newman, no ‘Milltown Institute for Philosophy and Theology’. Integrou o corpo docente da Pontifícia Universidade Salesiana, onde coorientou teses de doutorado na Academia Alfonsiana e contribuiu para a formação acadêmica de futuros teólogos. Em 2008 foi eleito Conselheiro Geral para a Pastoral da Juventude, sendo reeleito em 2014. Em 2018, o Papa Francisco o nomeou como consultor do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, se destacando como um construtor de pontes entre teologia e pastoral. (EPC)
Deixe seu comentário