Convalescença do Papa Francisco deverá durar dois meses, afirmam médicos
Ao longo deste período, o Pontífice seguirá sua rotina de terapia farmacológica, fisioterapia motora e respiratória (esta última para recuperar sua voz), além de momentos de oração.
Cidade do Vaticano (25/03/2025 15:43, Gaudium Press) Na tarde desta terça-feira, 25 de março, a Sala de Imprensa da Santa Sé atualizou a situação de saúde do Papa Francisco, que no último domingo, após 38 dias de hospitalização, recebeu alta e retornou à sua casa no Vaticano, a Domus Sanctae Marthae, onde iniciou um período de recuperação e repouso.
Segundo os médicos Sergio Alfieri e Luigi Carbone, a convalescença do Santo Padre poderá e deverá durar dois meses. Ao longo deste período, ele seguirá sua rotina de terapia farmacológica, fisioterapia motora e respiratória (esta última para recuperar sua voz), além de momentos de oração e a Santa Missa concelebrada na capela da Casa Santa Marta.
Assistência médica 24 horas
A recomendação dos médicos é que o Pontífice evite encontros, tanto individuais quanto em grupo. A Diretoria de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano segue oferecendo assistência 24 horas para atender às necessidades médicas de Francisco, começando com oxigênio, e também para intervir em caso de eventuais emergências.
Uma equipe médica está sempre presente com o Papa. A administração de oxigênio continua da mesma forma como anunciada nos últimos dias de sua hospitalização: portanto, à noite, oxigenação de alto fluxo com cânulas nasais, que continua durante o dia, mas com uma redução progressiva.
Agenda do Papa Francisco segue suspensa
Assim como fez no Hospital Gemelli, quando concelebrou a Santa Missa na capela do décimo andar, em Santa Marta Francisco também foi à pequena capela do segundo andar para concelebrar a Eucaristia. O Santo Padre também segue com suas atividades de trabalho na forma descrita nos últimos dias.
O Vaticano não apresentou nenhuma previsão sobre a programação pública do Papa para os próximos dias e muito menos para o futuro, com as celebrações dos vários Jubileus e ritos da Semana Santa. Esse processo de decisão ocorrerá de acordo com as as melhoras que se espera que ocorram naturalmente na próxima semana.
Na próxima quarta-feira, 26 de março, não haverá audiência geral e o texto preparado da catequese será distribuído por escrito, como ocorreu nas últimas quatro quartas-feiras desde 14 de fevereiro. Acredita-se que o mesmo aconteça com o Angelus de domingo. Na ocasião, provavelmente será distribuído o texto através da Sala de Imprensa da Santa Sé. (EPC)
Deixe seu comentário