Sagrado Corporal é exposto de forma extraordinária na Catedral de Orvieto
A exposição da relíquia, conservada na capela no interior do templo, seguirá pelo período pascal, desde a Ressurreição até as segundas vésperas de Pentecostes.
Foto: Pavel Satrapa – Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=28558392
Orvieto – Itália (24/03/2025 12:10, Gaudium Press) Desde o dia 7 de março, durante todas as sextas-feiras da Quaresma, os fiéis que visitam a Catedral de Orvieto, localizada na região da Úmbria, estão tendo a oportunidade de venerar a sagrada relíquia do Corporal que está sendo exposto de forma extraordinária.
Milagre eucarístico de Bolsena deu origem à solenidade de ‘Corpus Christi’
Foi na Catedral de Orvieto que se realizou o milagre eucarístico de Bolsena, que deu origem à solenidade de ‘Corpus Christi’, que já era celebrada na cidade francesa de Liège e, depois, em 1264, foi estendida para toda a Igreja, pelo Papa Urbano IV, com a bula “Transiturus”. Durante o Ano Santo, esta cidade de alma profundamente eucarística, planejou importantes eventos.
Um dos principais eventos programados pela Catedral de Orvieto para este Ano Santo é a exposição extraordinária do milagroso Corporal durante todas as sextas-feiras da Quaresma, sempre ao meio-dia. A exposição da relíquia, conservada na capela no interior do templo, seguirá pelo período pascal, desde a Ressurreição até as segundas vésperas de Pentecostes.
Orvieto será sede do 28º Congresso Eucarístico Nacional
Outra notícia inesperada e extraordinária anunciada nos últimos dias pelo Bispo da Diocese de Orvieto-Todi, Dom Gualtiero Sigismondi, é a de que, daqui a dois anos, esta cidade, junto com algumas Dioceses vizinhas, será sede do 28º Congresso Eucarístico Nacional da Igreja na Itália, marcado para o ano de 2027.
Através de uma mensagem, Dom Gualtiero Sigismondi destacou alguns dados históricos que justificam a escolha desta cidade eucarística, utilizando a ‘Mensagem de Orvieto’, documento escrito pelo Papa São Paulo VI, em 11 de agosto de 1964, por ocasião da peregrinação que fez à cidade, no sétimo centenário da bula ‘Transiturus de hoc mundo’.
Despertar da Fé e centralidade da Eucaristia
No documento, o Pontífice explica que milhares de peregrinos e turistas, muitos a caminho de Roma, visitavam Orvieto, “não apenas por curiosidade turística ou pelos seus artistas, mas pela sua devoção; elas viam a Catedral como uma obra de arte superlativa, esplêndida em Fé e beleza, admirada pela delicadeza de sua harmonia, uma igreja jubilar construída como um grande relicário, que recorda o milagre de ‘Corpus Christi’”.
Dom Gualtiero Sigismondi afirmou que o XXVIII Congresso Eucarístico Nacional é um evento que é quase uma extensão natural do Jubileu para a cidade Orvieto e sua Igreja. “Esperemos que estes dois anos de preparação para a Assembleia de 2027 representem um despertar da Fé do nosso povo e um retorno, cada vez mais urgente, à centralidade da Eucaristia, na vida da Igreja e na dimensão social das nossas cidades e tradições”, concluiu. (EPC)
Deixe seu comentário