Gaudium news > Nigéria: outro sacerdote sequestrado neste domingo

Nigéria: outro sacerdote sequestrado neste domingo

Continua a onda de sequestros de sacerdotes católicos na Nigéria, África. Na noite deste domingo, 23 de março, homens armados sequestraram o Padre John Ubaechu, pároco da Sagrada Família de Izombe.

Foto: acninternational

Padre Stephen Echezona (à esquerda) e Padre John Ubaechu (à direita) Foto: acninternational

Redação (24/03/2025 11:00, Gaudium PressA Arquidiocese Católica de Owerri confirmou o sequestro em um comunicado assinado por seu Chanceler e Secretário, Pe. Patrick Mbarah.

De acordo com o comunicado, Pe. John Ubaechu, pároco da Igreja Católica da Sagrada Família, Izombe, foi sequestrado no domingo, quando estava a caminho do retiro anual dos sacerdotes, na estrada Ejemekwuru, em Oguta, e pediu orações pela libertação segura do sacerdote.

Notificação de sequestro e pedido de orações

“Gostaria de informá-los que um de nossos sacerdotes, Pe. John Ubaechu, foi sequestrado na noite de domingo, 23 de março de 2025. O Pe. John Ubaechu é o pároco da Igreja Católica Sagrada Família de Izombe. O triste incidente ocorreu ao longo da estrada Ejemekwuru, na área do governo local de Oguta. Ele foi sequestrado quando estava a caminho do Retiro Anual dos Sacerdotes.

“Convidamos todos os fiéis de Cristo e todos os homens e mulheres de boa vontade a rezar sinceramente pela libertação rápida e segura de nosso sacerdote.

“Recomendamos nosso irmão, o Rev. Pe. John Ubaechu, à poderosa intercessão da Santíssima Virgem Maria, Mãe dos Sacerdotes, para que ele seja libertado rapidamente das mãos de seus sequestradores.”

Libertação do Padre Stephen Echezona

Ainda neste domingo, uma operação policial conseguiu libertar outro sacerdote católico, o Padre Stephen Echezona, que havia sido sequestrado em um posto de gasolina em Ichida, estado de Anambra, no sudeste do país. Uma equipe de segurança conjunta, composta pela polícia, exército, defesa civil e grupos de vigilantes, interveio para resgatá-lo.

De acordo com o porta-voz do Comando da Polícia de Anambra, Tochukwu Ikenga: “Os assaltantes abandonaram o carro Lexus branco, tentando fugir do local devido à superioridade das armas da Equipe de Segurança Conjunta,e mantendo o sacerdote como refém.

“A equipe de segurança conjunta, no entanto, perseguiu os criminosos, alertando diferentes postos de controle e agentes de segurança no estado.

“Isso fez com que os criminosos abandonassem o sacerdote em Ihiala e fugissem por um matagal próximo.

“A polícia assumiu o controle da cena em Ihiala, trabalhando para prender os criminosos armados e recuperar o Toyota Highlander pertencente ao sacerdote.”

Em 2025, a Ajuda à Igreja que Sofre registrou 15 sequestros em todo o mundo – 12 dos quais ocorreram na Nigéria. Além desses 12 casos, três sacerdotes sequestrados em anos anteriores ainda não foram encontrados.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas