Arquidiocese do Rio de Janeiro ganha Santuário dedicado a Santa Rita de Cássia
A Paróquia Santa Rita é a primeira nas Américas dedicada à Santa dos Impossíveis e a mais antiga da cidade do Rio de Janeiro.
Rio de Janeiro (20/03/2025 15:00, Gaudium Press) No próximo sábado, 22 de março, o Arcebispo metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, presidirá a celebração de elevação à condição de Santuário Arquidiocesano, da Paróquia Santa Rita, localizada no centro do Rio de Janeiro.
Esta paróquia, criada no dia 30 de janeiro de 1751, é uma das mais antigas da cidade e a primeira Paróquia nas Américas dedicada a Santa Rita de Cássia. Com o objetivo de atender os inúmeros fiéis que visitam o templo diariamente para pedir a intercessão da Santa dos Impossíveis, são celebradas Missas diárias, além do atendimento de confissões, entre outros serviços de evangelização e sociais.
Trabalhos sociais e de evangelização
Em entrevista ao jornal ‘Testemunho de Fé’, da Arquidiocese do Rio de Janeiro, o Pároco de Santa Rita, Padre Wagner Toledo, destacou esta vitalidade da paróquia que é, segundo ele, “um verdadeiro pronto-socorro espiritual”. Diariamente são celebradas de seis a sete Santas Missas, que atendem a demanda dos fiéis que saem muito cedo de suas casas ou que retornam muito tarde, e não encontram suas igrejas abertas.
“O povo sabe que na igreja de Santa Rita encontrará um sacerdote celebrando Missa a cada hora e atendendo confissões”, garantiu. O sacerdote ressaltou ainda os trabalhos de evangelização realizados por esta igreja “desde a Iniciação à Vida Cristã, de crianças, jovens e adultos”, além do trabalho social com 150 famílias que são amparadas com a entrega de cestas básicas, o acompanhamento de assessoria jurídica, encaminhamentos hospitalares e orientações para assegurar direitos junto ao governo.
Devoção a Santa Rita de Cássia no Brasil
A devoção a Santa Rita de Cássia chegou ao Brasil no ano de 1627, 180 anos após sua morte e bem antes de sua canonização, que ocorreu no dia 24 de maio de 1900. Na ocasião, um casal de fidalgos portugueses trouxe ao país uma pintura a óleo, da Beata Rita. Chegando ao Brasil, iniciaram a propagação da devoção à Santa dos impossíveis. No ano de 1721 foi colocada a pedra fundamental para construir a igreja. (EPC)
Deixe seu comentário