Cardeal brasileiro presidirá Festa de Nossa Senhora no Santuário de Fátima
Celebração aniversária evoca as aparições de Nossa Senhora aos Pastorinhos, que ocorreram entre maio e outubro de 1917.
Portugal – Fátima (20/03/2025 12:28, Gaudium Press) O Arcebispo metropolitano de Porto Alegre (RS) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Jaime Spengler, conduzirá a celebração da Peregrinação Internacional Aniversária de 12 e 13 de maio, no Santuário de Fátima, em Portugal, evocando as aparições de Nossa Senhora aos Pastorinhos, que ocorreram entre maio e outubro de 1917.
Porto Alegre possui sete paróquias dedicadas a Nossa Senhora de Fátima
A informação foi divulgada pelo Santuário português, que destacou a “expressiva devoção a Nossa Senhora de Fátima” na Arquidiocese de Porto Alegre, “refletida na existência de sete paróquias que têm Nossa Senhora de Fátima como padroeira”. Uma delas possui um Santuário, inaugurado por Dom Jaime em 13 de maio de 2017, data do centenário das aparições de Fátima.
Relevância contemporânea das aparições de Fátima
O Cardeal brasileiro ressaltou, em um artigo publicado na página da CNBB, a relevância contemporânea das aparições de Fátima na sociedade secular atual, destacando o seu apelo à oração, penitência e conversão, com o horizonte da esperança. “A mensagem de Fátima apresenta uma vigorosa exortação à oração como caminho para a ‘salvação das almas’ e, ao mesmo tempo, um forte apelo à penitência e à conversão”, salientou.
Uma recordação de que possuímos uma mãe
Na opinião do purpurado, “a pergunta de Nossa Senhora aos pastorinhos continua repercutindo no tempo atual: ‘Quereis oferecer-vos a Deus?’. Tal questão provavelmente encontra pouco eco numa sociedade líquida como a atual. A mensagem de Fátima é uma recordação de que o ser humano de boa vontade possui uma mãe. E ela adverte para o risco de uma vida que não considera Deus e que profana-O nas criaturas”. (EPC)
Deixe seu comentário