Gaudium news > Evangélicos dos EUA preocupados com o aumento das conversões à Igreja Católica

Evangélicos dos EUA preocupados com o aumento das conversões à Igreja Católica

Os cristãos evangélicos nos EUA estão alarmados: cada vez mais protestantes proeminentes estão se convertendo à fé católica.

Foto: Unsplash

Foto: Unsplash

Redação (19/03/2025 19:01, Gaudium Press) Em um artigo publicado na The Gospel Coalition (TGC), uma importante rede evangélica, o autor Andrew Voigt pediu, em 1º de março, que uma contrarreação fosse desenvolvida. Voigt apontou convertidos proeminentes como o youtuber Cameron Bertuzzi, a influencer Candace Owens, e os Pastores evangélicos Keith Nester e Ulf Ekman como exemplos de um movimento crescente de protestantes que estão se convertendo à Igreja Católica.

Há também conhecidos convertidos de igrejas livres à fé católica na Alemanha.

“O que está levando esses pensadores cristãos a dar esse salto? Há várias teorias, mas um fator pode ser a surpreendente fluência da apologética católica romana on-line, especialmente em plataformas como o YouTube. Se alguém tiver dúvidas sobre diferentes pontos de vista sobre as tradições, doutrinas ou sacramentos cristãos (por exemplo, a Eucaristia), uma busca no YouTube mostrará uma série de vídeos católicos”, diz Voigt.

Os apologistas católicos, entretanto, estão muito mais concentrados no “crescimento do catolicismo romano como instituição (ou seja, “a única igreja verdadeira”) do que simplesmente em ganhar almas para Cristo”, continuou ele. “Isso faz sentido, dada a visão tradicional do catolicismo de que estar fora da igreja é estar fora de Cristo”.

Com efeito, a Igreja Católica é uma instituição de salvação instituída por Cristo, que preserva o depósito da fé sem adulteração, incluindo os sacramentos como meios necessários de graça. O batismo em particular, que liberta do pecado original, é indispensável.

Como forma de combater as muitas conversões à fé católica, os protestantes devem “refletir sobre sua tradição e se familiarizar não apenas com os teólogos da era da Reforma, mas também com as contribuições significativas dos protestantes pós-Reforma”, explicou Voigt. Além disso, os pregadores não devem apenas fazer uso de citações de C. S. Lewis, mas também “incorporar a sabedoria dos Padres da Igreja em seus sermões”.

No entanto, os ex-protestantes que se converteram ao catolicismo afirmam repetidamente que foi exatamente o estudo dos Padres da Igreja que os levou à Igreja Católica, porque a compreensão católica da Eucaristia, por exemplo, já pode ser encontrada lá.

Como terceira medida, os protestantes devem “conhecer a Bíblia de cor” para que as “ideias antibíblicas na doutrina católica romana” possam ser reconhecidas, continuou Voigt. “Sola scriptura (somente a Escritura) não é antitradição, mas ela submete os ensinamentos, tradições e liderança da igreja à autoridade superior da Sagrada Escritura”, continuou Voigt.

Como uma quarta e última medida para combater as conversões católicas, Voigt pediu a seus leitores evangélicos que iniciassem seus próprios canais no YouTube ou um grupo de discussão de livros com protestantes e católicos.

Com informações CNA Deutsch

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas