Santuário de Turim promove exposição virtual do Santo Sudário
A iniciativa intitulada ‘Envolvidos: Sudário, Esperança, Jubileu’ utiliza das novas tecnologias digitais com o objetivo de oferecer uma abordagem interativa.
Redação (19/03/2025 10:15, Gaudium Press) Por ocasião da festa litúrgica do Santo Sudário, celebrada no dia 4 de maio, tendo em vista o ano do Jubileu, o Santuário de Turim preparou uma iniciativa intitulada ‘Envolvidos: Sudário, Esperança, Jubileu’.
A proposta utiliza das novas tecnologias digitais com o objetivo de oferecer uma abordagem interativa, na qual a Fé e a inovação se unem para atingir o coração das pessoas não só de Turim, mas de todo o mundo.
Experiência única para conhecer a história e significado do Sudário
Infelizmente, este ano não haverá a exposição pública do Santo Sudário, porém, graças a tecnologia, entre os dias 25 de abril e 5 de maio, os fiéis poderão ter uma experiência única de conhecer esta relíquia, sua história e seu significado.
Na ‘Tenda do Sudário’, que será montada atrás da Catedral, o sagrado linho será exposto virtualmente sobre uma mesa digital, em tamanho real e poderá ser explorado de maneira interativa, iluminando alguns dos detalhes mais significativos: como o rosto, a coroa de espinhos e as marcas dos pregos.
Primeira exposição multimídia da história
De acordo com o Cardeal Roberto Repole, Arcebispo de Turim e Bispo de Susa, guardião pontifício do linho sagrado, esta “será a primeira exposição multimídia da história [do Santo Sudário]”. O purpurado espera, com essa nova abordagem, aproximar novos devotos, incluindo muitos jovens.
O Arcebispo de Turim destaca que apesar do Santo Sudário mostrar “um Homem derrotado pela história, vilipendiado, torturado e morto”, a relíquia é um “convite a viver uma vida nova”, pois é “o molde da ressurreição” e, nesse sentido, abre-se à esperança, que é sempre “a confiança de que todas as derrotas da nossa história não são a última palavra”. (EPC)
Deixe seu comentário