Gaudium news > Cardeal De Donatis presidirá a liturgia da Quarta-feira de Cinzas no lugar do Papa

Cardeal De Donatis presidirá a liturgia da Quarta-feira de Cinzas no lugar do Papa

O Vaticano anunciou hoje que a cerimônia de Quarta-feira de Cinzas será presidida pelo Cardeal Angelo De Donatis, penitenciário-mor e delegado do Papa Francisco.

Cinzas

Redação (28/02/2025 10:37, Gaudium Press) O Papa Francisco, hospitalizado desde 14 de fevereiro na Policlínica Gemelli devido a problemas respiratórios, não presidirá a tradicional celebração da Quarta-feira de Cinzas, no Aventino, em Roma.

A Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou hoje, sexta-feira, dia 28, que o Cardeal Angelo De Donatis, penitenciário-mor da Penitenciária Apostólica, presidirá a tradicional celebração da liturgia da Quarta-feira de Cinzas no Monte Aventino, no dia 5 de março.

De acordo com uma antiga tradição romana revivida por São João XXIII, o Papa geralmente inicia a liturgia da Quarta-feira de Cinzas na igreja de San Anselmo, antes de liderar uma procissão penitencial até a basílica de Santa Sabina no Aventino, onde celebra a missa.

Como o Papa está no Hospital Gemelli, em Roma, para tratamento de pneumonia bilateral, ele delegou essas funções ao Cardeal De Donatis, para presidir em seu lugar a cerimônia deste ano.

De acordo com uma mensagem do mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, Monsenhor Giovanni Diego Ravelli, a celebração da Quarta-feira de Cinzas começará às 16h30 (horário de Roma), com a “liturgia estacional” em San Anselmo, seguida da procissão para Santa Sabina, acompanhada por cardeais e bispos, os monges beneditinos de Santo Anselmo e os padres dominicanos de Santa Sabina.

No final da procissão, na Basílica de Santa Sabina, será realizada a celebração eucarística, incluindo o rito da bênção e a imposição das cinzas.

A Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma, um período de 40 dias (excluindo os domingos), durante o qual os fiéis são convidados ao jejum, partilha e penitência, visando a preparação para a Páscoa, a celebração mais importante do calendário cristão (em 2025, será celebrada em 20 de abril).

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas