Projeto Repertorium: 4.000 peças de canto gregoriano recuperadas
Foram digitalizadas e catalogadas peças que não haviam sido transcritas, estudadas ou cantadas há mais de 1.000 anos, e agora serão acessíveis a pesquisadores e ao público em geral por meio de bibliotecas digitais.
Foto: neumz
Redação (26/02/2025 18:12, Gaudium Press) Repertorium é um projeto europeu com o objetivo principal de preservar e divulgar o patrimônio musical histórico da Europa. Cinco organizações espanholas estão participando dessa iniciativa: a Escola Politécnica Superior de Linares da Universidade de Jaén, o Instituto Complutense de Ciências Musicais, a Universidade Complutense, a Universidade de Alicante e a Associação Hispânica para o Estudo do Canto Gregoriano.
Esse projeto, que envolve um total de 13 instituições e empresas de oito países, está criando um sistema baseado em técnicas de Inteligência Artificial (IA) de código aberto para facilitar a digitalização e a catalogação de manuscritos históricos de música medieval e clássica.
Cerca de 4.000 peças de canto gregoriano foram recuperadas; peças que não haviam sido transcritas, estudadas, catalogadas ou cantadas por mais de 1.000 anos. Essas peças foram digitalizadas e catalogadas, tornando-as acessíveis a pesquisadores e ao público em geral por meio de bibliotecas digitais.
Ainda não existe um local on-line onde os cantos redescobertos possam ser visualizados ou baixados, mas haverá plataformas que servirão como espaços designados para hospedar e catalogar a valiosa coleção de obras musicais medievais, sendo acessíveis ao público, permitindo que pesquisadores e entusiastas os explorem e utilizem.
O Repertorium não se concentra apenas na recuperação de cantos gregorianos, mas também no desenvolvimento de um sistema de tratamento de som imersivo. Esse sistema permitirá que os usuários interajam com uma orquestra e toquem seu instrumento com ela, proporcionando uma experiência única. Essa tecnologia, baseada em técnicas avançadas de IA, será acessível a orquestras, ao setor e ao público em geral, facilitando novas oportunidades de educação.
Deixe seu comentário