Comissão para doações à Santa Sé é instituída pelo Papa
A tarefa da nova Comissão será a de “encontrar financiamentos de doadores dispostos a projetos específicos apresentados pelas Instituições da Cúria Romana e do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano”.
Cidade do Vaticano (26/02/2025 12:54, Gaudium Press) O Papa Francisco instituiu uma nova Comissão que terá por objetivo “incentivar as doações com campanhas especiais entre os fiéis, as Conferências Episcopais e outros potenciais benfeitores, enfatizando sua importância para a missão e as obras de caridade da Sé Apostólica”.
A ‘Commissio de donationibus pro Sancta Sede’ também terá como tarefa “encontrar financiamentos de doadores dispostos a projetos específicos apresentados pelas Instituições da Cúria Romana e do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, sem prejuízo à autonomia e às competências de cada Instituição, de acordo com as normas vigentes”.
Instrumento de coordenação com outras formas de arrecadação de fundos
A proposta é que a Comissão atue como “um instrumento de coordenação com outras formas de arrecadação de fundos, institucionalizadas ou não, como contribuições de acordo com o can. 1271 ou o Óbolo de São Pedro, respeitando a natureza e a finalidade de cada Instituto”. Um regulamento de implementação deverá ser aprovado dentro de três meses.
A Comissão também determinará “anualmente as campanhas de conscientização e de arrecadação de fundos a serem lançadas”, identificando “as áreas operacionais e as modalidades de implementação” e definindo “a programação de todas ou de parte das atividades. Para esse fim, poderá atribuir tarefas operacionais específicas a um ou mais membros”.
Nova Comissão é composta por cinco membros
Além disso, a Comissão identificará e avaliará anualmente “os projetos destinados para a arrecadação dos recursos financeiros necessários para sua implementação”. Ela também estabelecerá “as prioridades entre os projetos e as prioridades das iniciativas a serem empreendidas”. Na ausência de projetos apresentados pelos Órgãos, a Comissão “poderá prever a arrecadar fundos de reserva para destinar a fins posteriores”.
Os seguintes membros compõem a Comissão: Monsenhor Roberto Campisi, assessor para Assuntos Gerais da Secretaria de Estado; Dom Flavio Pace, secretário do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos; Irmã Alessandra Smerilli, secretária do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral; Irmã Silvana Piro, subsecretária da Administração do Patrimônio da Sé Apostólica, e o advogado Giuseppe Puglisi-Alibrandi, vice-secretário-geral do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano. (EPC)
Deixe seu comentário