Cinco novos Bispos são nomeados para Arquidioceses brasileiras
Os novos prelados foram nomeados para as Dioceses de Itabuna (BA), Itapetininga (SP) e para a Arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ).
Redação (25/02/2025 10:03, Gaudium Press) Na manhã desta terça-feira, 25 de fevereiro, o Vaticano divulgou a nomeação de cinco novos Bispos para o Brasil. Os novos prelados foram nomeados para as Dioceses de Itabuna (BA), Itapetininga (SP) e para a Arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ).
Para a Diocese de Itabuna (BA), que até então estava vacante, foi nomeado Dom Jailton de Oliveira Lino. Já para a Diocese de Itapetininga (SP), o Papa nomeou Dom Luiz Antônio Lopes Ricci. No Rio de Janeiro (RJ), foram nomeados Bispos auxiliares e receberão a ordenação episcopal os Monsenhores Hiansen Vieira Franco, Joselito Ramalho Nogueira e José Maria Pereira.
Breve histórico de Dom Jailton de Oliveira Lino
Nascido no dia 28 de janeiro de 1965, Dom Jailton de Oliveira Lino é natural de Feira de Santana (BA). Foi ordenado sacerdote em 17 de dezembro de 1988, em Feira de Santana (BA) e ordenado Bispo no dia 13 de janeiro de 2018 no Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha (RS). Faz parte da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência.
Breve histórico de Dom Luiz Antônio Lopes Ricci
Luiz Antônio Lopes Ricci nasceu no dia 16 de maio de 1966, em Bauru, sendo ordenado sacerdote no dia 10 de julho de 1997. Foi designado pelo Papa Francisco como Bispo auxiliar de Niterói (RJ) em 10 de maio de 2017, tendo recebido a ordenação episcopal no dia 16 de julho 2017. Atualmente, é o Bispo referencial nacional da Pastoral da Aids. No Regional Leste 1 da CNBB, é membro da Comissão para a Ação Sócio Transformadora e referencial da Comissão de Direitos Humanos e Justiça e Paz e da Pastoral Carcerária.
Breve histórico de Monsenhor Hiansen Vieira Franco
Nascido no dia 21 de maio de 1971, em Campestre, Diocese de Guaxupé (MG), Hiansen Vieira Franco foi ordenado sacerdote no dia 3 de janeiro de 2004. Atualmente, é reitor do Seminário Diocesano Santo Antônio da Diocese de Guaxupé, na cidade de Pouso Alegre (MG), vice-diretor da Faculdade Católica de Pouso Alegre e vigário colaborador da paróquia Sagrada Família e Santo Antônio, em Machado, nos fins de semana.
Breve histórico de Monsenhor Joselito Ramalho Nogueira
Joselito Ramalho Nogueira nasceu em Conceição de Muqui, distrito de Mimoso do Sul, no estado do Espírito Santo, no dia 10 de novembro de 1964. Foi ordenado sacerdote no dia 19 de junho de 1993. Atualmente, é vigário-geral, professor de Teologia e pároco da Paróquia de Santo Antônio de Pádua, em Rio Novo do Sul (ES). Monsenhor Joselito Ramalho Nogueira tem 59 anos de idade e 31 de sacerdócio.
Breve histórico de Monsenhor José Maria Pereira
Nascido em 2 de março de 1958, na cidade de Senhora dos Remédios (MG), Arquidiocese de Mariana (MG), José Maria Pereira foi ordenado sacerdote no dia 7 de dezembro de 1986. Desde março de 2016 exerce o papel de Juiz do Tribunal Eclesiástico Diocesano de Petrópolis (RJ). (EPC)
Deixe seu comentário