Gaudium news > Astrônomo do Vaticano lança ‘Guia Jesuíta para as Estrelas’

Astrônomo do Vaticano lança ‘Guia Jesuíta para as Estrelas’

O livro combina uma reflexão pessoal com a longa e detalhada história do envolvimento dos jesuítas com a astronomia.

Astronomo do Vaticano lanca Guia Jesuita para as Estrelas

Cidade do Vaticano (19/02/2025 06:55, Gaudium Press) O diretor do Observatório do Vaticano, Irmão jesuíta Guy Consolmagno, publicou, no início deste mês de fevereiro, sua mais nova obra intitulada ‘Guia Jesuíta para as Estrelas’. O livro combina uma reflexão pessoal com a longa e detalhada história do envolvimento dos jesuítas com a astronomia.

Observatorio astronomico do Vaticano e reaberto ao publico

Relação dos Jesuítas com a Astronomia

Na introdução da publicação, Consolmagno destaca como a astronomia já estava presente nos primeiros dias da Companhia de Jesus. Em sua autobiografia, Santo Inácio de Loyola, fundador da Ordem dos Jesuítas, afirma que o maior consolo que recebeu “foi olhar para o céu e as estrelas”, e ele fez isso frequentemente, e por um longo tempo.

O autor jesuíta recorda ainda de outros importantes religiosos jesuítas dos quais se destacam Angelo Secchi, astrônomo italiano do século XIX considerado por Consolmagno como “o maior cientista do qual a maioria das pessoas nunca ouviu falar”, e Gerard Manley Hopkins, um conhecido poeta e “talentoso astrônomo amador”.

Padre Guy Consolmagno diretor do Observatorio Vaticano

Obra apresenta reflexões sobre a Fé e a ciência

A obra também é repleta de reflexões pessoais de Consolmagno, incluindo um capítulo no qual ele conta como descobriu sua vocação religiosa. Natural de Detroit, o jesuíta obteve diplomas do MIT e da University of Arizona, tendo lecionado física para universitários antes de ingressar na Companhia de Jesus, em 1989.

O autor adverte ainda sobre as tentativas de encontrar conexões entre descobertas científicas e os ensinamentos da Bíblia. “Tanto a religião quanto a ciência devem preservar sua autonomia e sua distinção. A religião não é fundada na ciência, nem a ciência é uma extensão da religião”, ressalta o religioso. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas