Gaudium news > Superior Geral dos Jesuítas convoca encontro mundial de superiores em Roma

Superior Geral dos Jesuítas convoca encontro mundial de superiores em Roma

A iniciativa, que está programada para acontecer em outubro, representará um passo importante para a Ordem dos Jesuítas.

Superior Geral dos Jesuitas convoca encontro mundial de superiores em Roma

Roma – Itália (10/02/2025 16:47, Gaudium Press) Através de uma carta endereçada à toda Companhia de Jesus, o Superior Geral dos Jesuítas, Padre Arturo Sosa, fez uma convocação aos superiores maiores para uma cúpula mundial programada para ocorrer entre os dias 17 a 26 de outubro em Roma.

Durante o encontro, serão discutidos diversos temas, dos quais se destacam a vida e missão dos religiosos jesuítas, o voto de pobreza, o abuso sexual em suas comunidades e o papel das mulheres em seu apostolado, entre outros. Este será o terceiro encontro do gênero promovido pela Companhia de Jesus, os outros dois foram realizados nos anos 2000 e 2005.

Um passo importante para os Jesuítas

Segundo o Padre Sosa, este encontro representará “um passo importante no processo de discernimento da vida-missão da Companhia de Jesus inspirado pela 36ª Congregação Geral”, que exortou os jesuítas a “responderem corajosamente aos sinais através dos quais o Espírito Santo está nos guiando para servir a missão confiada pelo Senhor Jesus à Igreja”.

Outros pontos destacados pelo Superior Geral foram “o exame do significado e do desafio do voto de pobreza, juntamente com a revisão dos Estatutos de Pobreza Religiosa da Companhia de Jesus e da Instrução sobre Administração e Finanças”, temas que, de acordo com o Padre Sosa, o Espírito Santo tem chamado a atenção da Companhia de Jesus.

Abusos na Companhia de Jesus

Por fim, ele afirmou que nos últimos anos “tem sido difícil tomar consciência da presença de todo tipo de abuso em todos os contextos sociais em que vivemos e trabalhamos. Tem sido difícil reconhecer a presença deles em nossas comunidades e obras apostólicas”.

Ele garantiu, porém, “foram dados passos importantes: reconhecimento de cada caso, adoção de medidas adequadas, facilitação de processos de justiça e reconciliação. Ao mesmo tempo, foram desenvolvidos programas para prevenir possíveis casos e fortalecer ‘ambientes seguros’ nas obras apostólicas”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas