Gaudium news > Cardeal Re continua como Decano do Colégio Cardinalício

Cardeal Re continua como Decano do Colégio Cardinalício

O Papa Francisco prorrogou os mandatos do decano e do vice-decano do Colégio de Cardeais. O anúncio foi feito pela sala de imprensa do Vaticano nesta quinta-feira. O cardeal italiano Giovanni Battista Re, de 91 anos, continuará sendo responsável pela preparação da próxima eleição papal.

Card. Re WIKIPEDIA

Redação (06/02/2025 10:31, Gaudium Press) O cardeal da Cúria Giovani Battista Re, de 91 anos, permanece decano do Colégio Cardinalício, contrariando todas as especulações. O Papa Francisco já havia confirmado sua reeleição em 7 de janeiro, conforme anunciou a Sala de Imprensa do Vaticano nesta última quinta-feira, 5 de fevereiro. Ele também confirmou a reeleição do vice-decano do Colégio de Cardeais, o Cardeal emérito da Cúria, Leonardo Sandri, de 81 anos, da Argentina.

Francisco havia limitado o mandato do cardeal decano a cinco anos em 2019. O mandato de Re expirou em meados de janeiro, mas até agora nada havia sido oficialmente anunciado sobre sua reeleição.

Isso significa que nem o decano nem o vice-decano do Colégio de Cardeais terão direito a voto no próximo conclave. A sala de imprensa do Vaticano não forneceu nenhuma informação sobre quem presidirá o procedimento da eleição papal no próximo conclave.

O Cardeal Re e o Cardeal Sandri assumiram seus respectivos cargos em janeiro de 2020. Alguns dias antes, em 21 de dezembro de 2019, o Papa Francisco publicou um decreto alterando o mandato do Decano do Colégio de Cardeais após a renúncia do então Cardeal Decano Angelo Sodano. O decano e o vice-decano não estão mais no cargo indefinidamente, mas cada um tem um mandato de cinco anos que pode ser prorrogado.

O Decano do Colégio de Cardeais tem a tarefa de coordenar o trabalho do Colégio e cumprir funções representativas. Seu papel é particularmente importante em caso de morte ou renúncia de um papa, quando ele assume a responsabilidade de convocar e presidir o conclave nas primeiras consultas. Se o decano tiver menos de 80 anos, com direito a voto, ele também presidirá o conclave e a eleição papal. O vice-decano apoia o decano em suas funções e o substitui quando ele está ausente ou indisponível.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas