Gaudium news > Teto da ‘igreja de ouro’ desaba no Centro histórico de Salvador

Teto da ‘igreja de ouro’ desaba no Centro histórico de Salvador

O incidente na Igreja de São Francisco de Assis resultou na morte de uma mulher e deixou outras cinco pessoas feridas.

Teto da igreja de ouro desaba no Centro historico de Salvador

Por Wellington Da Costa Gomez – Obra do próprio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=95390504

Salvador – Bahia (05/02/2025 16:33, Gaudium Press) Na tarde desta quarta-feira, 5, parte do teto da Igreja de São Francisco de Assis, conhecida como ‘igreja de ouro’, desabou. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ao menos uma pessoa morreu e aproximadamente cinco ficaram feridas neste incidente ocorrido no Centro Histórico de Salvador, na Bahia.

Testemunhas registraram os estragos causados pelo desabamento parcial da igreja. Nas imagens, que circulam pelas redes sociais, é possível ver o espaço central do templo, onde os fiéis costumam ficar durante as celebrações eucarísticas, coberto por destroços.

Uma morte confirmada até o momento

Segundo Sósthenes Macedo, coordenador da Defesa Civil de Salvador, provavelmente parte da cobertura da igreja se rompeu e “com o peso desse espaço superior do teto, a madeira veio abaixo, com sobrepeso”.

O local foi isolado por equipes da Polícia Civil, militar e pelo Corpo de Bombeiros, que seguem trabalhando em busca de outras possíveis vítimas. Até o momento, não se sabe a identidade da mulher que faleceu, apenas que é uma turista de São Paulo.

Igreja decorada com 800 quilos de ouro

Fundada no início do século XVIII, o templo é conhecido como ‘igreja de ouro’ por possuir cerca de 800 quilos de ouro em sua decoração. A igreja é tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como patrimônio material do Brasil e considerada uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no mundo. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas