Papa Francisco promete Exortação Apostólica dedicada às crianças
Esta será a oitava Exortação Apostólica do pontificado de Francisco, marcando um novo capítulo de um magistério que se destacou pela atenção a uma categoria frágil e vulnerável.
Cidade do Vaticano (03/02/2025 15:04, Gaudium Press) Durante a conclusão do Encontro Internacional sobre os Direitos da Criança realizado, nesta segunda-feira, 3 de fevereiro, no Vaticano, o Papa Francisco anunciou seu desejo em preparar uma Exortação Apostólica dedicada às crianças.
Agradecendo aos participantes do encontro, o Pontífice reforçou que “graças a vocês, as salas da Residência Apostólica tornaram-se hoje um ‘observatório’ aberto para a realidade da infância em todo o mundo, uma infância que infelizmente é muitas vezes ferida, explorada, negada”.
Evento organizado pelo Pontifício Comitê para a Jornada Mundial da Criança
Segundo Francisco, a presença, experiência e compaixão dos participantes deste evento “deram vida a um observatório e, sobretudo, a um ‘laboratório’ em vários grupos temáticos”. Foram desenvolvidas propostas para a proteção dos direitos das crianças, “considerando-as não como números, mas como rostos”, ressaltou.
Este evento, que foi muito desejado pelo Papa e contou com organização do Pontifício Comitê para a Jornada Mundial da Criança, foi dividido em duas sessões com sete painéis temáticos e contou com a participação de 40 oradores que se reuniram em uma mesa oval montada da Sala Clementina, no Vaticano.
Oitava Exortação Apostólica do Pontificado de Francisco
Na parte da manhã, Francisco havia aberto o encontro com um longo discurso no qual sublinhou a importância da vida, da infância, dos sonhos das crianças e também dos seus silêncios. No final do evento, o Santo Padre anunciou seu desejo de dar continuidade ao compromisso assumido no evento com um texto magisterial a ser publicado no futuro.
A Exortação Apostólica sobre as crianças será a oitava do pontificado de Francisco e marcará um novo capítulo de um magistério que sempre se destacou pela atenção a uma categoria frágil e vulnerável. Além disso, nos dias 24 e 25 de maio, o Pontífice promoverá um evento jubilar às crianças, na expectativa da segunda edição da Jornada Mundial da Criança. (EPC)
Deixe seu comentário