Quase 20% dos espanhóis se declaram católicos praticantes
Estudo revela ainda que 37,1% dos habitantes do país se definem como católicos não praticantes, 15,1% se consideram ateus, 12,6%, agnósticos e 9,4%, indiferentes.
Madri – Espanha (23/01/2025 17:45 Gaudium Press) O Centro de Pesquisas Sociológicas (CIS) divulgou o resultado de um estudo qualitativo sobre participação política na Espanha. De acordo com o documento, apenas 19,5% dos espanhóis declaram-se católicos praticantes.
O estudo destaca ainda que 37,1% dos habitantes do país se definem como católicos não praticantes; 15,1%, ateus (que negam a existência de Deus); 12,6%, agnósticos (que não negam a existência de Deus, mas também não a descartam) e 9,4%, indiferentes ou não crentes. Além disso, 4,4% declaram-se crentes de outra religião,
Frequência à Missa e outros serviços religiosos
Entre os que seguem alguma religião, 24,1% afirmaram nunca ir à Santa Missa ou a ou a outros serviços religiosos (desconsiderando ocasiões relacionadas com cerimônias sociais, como por exemplo, casamentos, comunhões ou funerais); 26,5%, quase nunca; 22,3%, várias vezes ao ano; 9,8%, duas ou três vezes por mês; 11,3%, todos os domingos e feriados, e 5,4%, várias vezes por semana.
Associação de caridade ou de ajuda social
A pesquisa revela ainda que mais de metade da população (53%) nunca pertenceu a nenhuma associação de caridade ou de ajuda social, como Cáritas, Cruz Vermelha ou outras. Os que pertencem e participam ativamente são 13%. Os que pertencem mas não participam ativamente são 12,6%. e os que pertenceram no passado são 20,6%.
Crise no matrimônio
Perguntados se “existem muitas outras formas aceitáveis de relacionamento em casal”, quase nove em cada dez católicos praticantes “concordam” (88,4%) ou “concordam fortemente”. Especificamente, 43% dos entrevistados dizem “concordar totalmente” com esta afirmação e 45,4% dizem “concordar”, contra 9,8% que discordam (desta percentagem, 7,7% “discorda” e 2,1% “discorda totalmente”). (EPC)
Deixe seu comentário