Vaticano institui ‘Conferência para Institutos Seculares nas Filipinas’
Através desta decisão, a Santa Sé reconhece oficialmente sua personalidade jurídica e aprova seus estatutos.
Manila – Filipinas (21/01/2025 10:30, Gaudium Press) A Santa Sé aprovou a criação da Conferência dos Institutos Seculares das Filipinas (CSIP), organismo que promoverá a colaboração entre institutos seculares no país. Através desta decisão, o Vaticano reconhece oficialmente sua personalidade jurídica e aprova seus estatutos.
Lugar de diálogo e esperança
Atualmente a organização inclui 14 institutos e associações membros. Apesar da notícia ter se tornado pública recentemente, o estabelecimento formal da CSIP foi delineado em um decreto emitido pelo Dicastério para Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica em junho de 2024.
O Cardeal João Braz De Aviz, prefeito do dicastério na época da aprovação, expressou, em seu decreto, a esperança de que a Conferência se tornasse “um instrumento eficaz para o crescimento de uma mentalidade e espiritualidade de comunhão”. Ele também imaginou o CSIP como “um lugar de diálogo e esperança, onde institutos seculares presentes nas Filipinas podem ajudar uns aos outros”.
O que são Institutos seculares?
Os Institutos seculares são sociedades cujos membros se esforçam para atingir a perfeição cristã através da prática da pobreza, castidade e obediência e para realizar o trabalho da Igreja enquanto vivem no mundo. Apesar da maioria dos institutos seculares seja composta por leigos, eles também podem incluir clérigos, ou uma mistura de ambos.
Esses institutos oferecem aos membros uma maneira de seguir a Cristo por meio da consagração total a Deus, mantendo ao mesmo tempo suas vidas cotidianas. Reconhecida oficialmente em 1947, a Igreja afirmou a importância desta vocação para a evangelização da sociedade moderna. (EPC)
Deixe seu comentário