Gaudium news > Uma religiosa estará à frente do Governatorato do Vaticano

Uma religiosa estará à frente do Governatorato do Vaticano

Recentemente, o Papa Francisco nomeou uma religiosa para chefiar, pela primeira vez, um dicastério. Agora, ele anunciou outra nomeação feminina de alto escalão no Vaticano.

Foto: Vatican news

Foto: Vatican news

Redação (20/01/2025 14:13, Gaudium Press) O Papa Francisco participou do popular programa “Che tempo che fa” ao vivo de seu apartamento na casa Santa Marta, no Vaticano. Na entrevista com o apresentador Fabio Fazio, ele respondeu perguntas sobre diversos assuntos por cerca de 45 minutos, como a possível deportação em massa de imigrantes dos Estados Unidos; a alegria com a trégua em Gaza, reiterando a esperança de uma solução de dois Estados. Ele também falou sobre a recepção dos migrantes, o Jubileu, a abertura de uma Porta Santa na prisão, a luta contra os abusos e sua saúde.

Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano

Depois de tranquilizar sobre o estado de seu braço após sua queda e contusão na quinta-feira, o Santo Padre revelou que a partir de março, após a renúncia do Cardeal Fernando Vergéz Alzaga que completará 80 anos no dia 1º de março, a atual “número 2” do Governatorato do Vaticano, a Irmã Raffaela Petrini, irá chefiá-lo. Mais uma religiosa, portanto, à frente de uma importante administração, após a nomeação de Irmã Simona Brambilla para o cargo de Prefeito do Dicastério para a Vida Consagrada.

“O trabalho das mulheres na Cúria é algo que progrediu lentamente e tem sido compreendido. Hoje temos muitas”, comentou o Papa, enumerando as missões confiadas a figuras femininas no Vaticano, e acrescentou “no Governatorato, a vice-governadora que se tornará governadora em março é uma religiosa. As mulheres sabem administrar melhor do que nós”, concluiu.

O Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano é um órgão que exerce as funções executivas em nome do Papa.

A Ir. Raffaella Petrini nasceu em Roma, em 15 de janeiro de 1969, pertence à Congregação das Irmãs Franciscanas da Eucaristia (FSE), é formada em Ciências Políticas e obteve seu Doutorado na Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, onde lecionou.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas