Gaudium news > Iniciadas as celebrações pelos 800 anos do Cântico das Criaturas em Assis

Iniciadas as celebrações pelos 800 anos do Cântico das Criaturas em Assis

A cerimônia de abertura do VIII Centenário da composição foi realizada na Basílica de São Francisco, localizada na cidade italiana de Assis.

Iniciadas as celebracoes pelos 800 anos do Cantico das Criaturas em Assis 1

Assis – Itália (13/01/2025 14:14, Gaudium Press) No último sábado, 11 de janeiro, a Basílica de São Francisco, localizada na cidade italiana de Assis, foi palco da cerimônia de abertura do VIII Centenário da composição do Cântico das Criaturas.

Estiveram presentes todos os representantes da Conferência da Família Franciscana; Dom Domenico Sorrentino, Bispo das Dioceses de Assis-Nocera Umbra-Gualdo Tadino e Foligno; assim como representantes da administração municipal que apoiaram a iniciativa.

Iniciadas as celebracoes pelos 800 anos do Cantico das Criaturas em Assis 3

Homenagem floral ao corpo de São Francisco de Assis

A celebração, constituída por uma homenagem floral ao corpo de São Francisco e a bênção dos Ministros Gerais da Primeira Ordem Franciscana, foi acompanhada pela execução do Cântico das Criaturas, na versão musical do Padre Domenico Stella, a cargo da Capela Musical da Basílica de São Francisco e do Coro da Porciúncula.

Um primeiro momento de oração foi realizado às 10h, no Santuário franciscano de São Damião. O segundo momento oracional ocorreu na Igreja co-catedral de Santa Maria Maior/Santuário do Despojamento.

Iniciadas as celebracoes pelos 800 anos do Cantico das Criaturas em Assis 2

A mensagem de São Francisco continua sendo inspiradora

“A mensagem de Francisco transcendeu os limites da Família Franciscana e depois de 800 anos continua a inspirar muitos homens e mulheres de boa vontade, quer a leiam como poesia, como louvor cristão ou como oração ecumênica ou inter-religiosa”, afirmou o Irmão Massimo Fusarelli, Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores.

Frei Francesco Piloni, ministro provincial da Úmbria e Sardenha, inaugurou oficialmente o centenário, na Sala do Cântico, adjacente ao jardim perto do qual se localizava a ‘cela das esteiras’, que abrigou o Santo de Assis. Monsenhor Sorrentino concluiu a celebração manifestando seu desejo de que “esta canção se torne a Canção da Paz Mundial”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas