Gaudium news > Santa Sé mantém relações diplomáticas com 184 países

Santa Sé mantém relações diplomáticas com 184 países

O Acordo Brasil-Santa Sé foi assinado no dia 13 de novembro de 2008, instituindo o estatuto jurídico da Igreja Católica no país.

Santa Se mantem relacoes diplomaticas com 184 paises

Cidade do Vaticano (09/01/2025 17:15, Gaudium Press) Nesta quinta-feira, 9 de janeiro, o Papa Francisco recebeu em audiência embaixadores de todo o mundo junto à Santa Sé para um tradicional encontro anual no qual o Pontífice apresenta a perspectiva da Santa Sé diante de diversas realidades do mundo.

Santa Se mantem relacoes diplomaticas com 184 paises 2

Missões diplomáticas acreditadas junto à Santa Sé

Atualmente, a Santa Sé mantém relações diplomáticas plenas com 184 países, além da União Europeia e da Soberana Ordem Militar de Malta. As missões diplomáticas acreditadas junto à Santa Sé com sede em Roma somam 90. Escritórios acreditados à Santa Sé da Liga dos Estados Árabes, da Organização Internacional para as Migrações e do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados também possuem sede na capital italiana.

Santa Se mantem relacoes diplomaticas com 184 paises 1

Importantes acordos assinados pela Santa Sé em 2024

No dia 11 de outubro de 2024, foi assinado o Segundo Protocolo Adicional ao Acordo entre a Santa Sé e o Burkina Faso, sobre o estatuto jurídico da Igreja Católica no país. No dia 22 do mesmo mês, a Santa Sé e a China renovaram por mais quatro anos a validade do Acordo Provisório, estabelecido em setembro de 2018, sobre nomeação de Bispos. Ainda em 2024 foi assinado um acordo entre a Santa Sé e a República Checa sobre algumas questões jurídicas.

Santa Se mantem relacoes diplomaticas com 184 paises 0

Acordo Brasil-Santa Sé foi assinado em 2008

O Acordo Brasil-Santa Sé foi assinado no dia 13 de novembro de 2008, instituindo o estatuto jurídico da Igreja Católica no país. Éverton Vieira Vargas é o atual embaixador do Brasil na União Europeia. Em novembro de 2023, o diplomata brasileiro entregou suas credenciais na Santa Sé, sendo recebido pelo Papa Francisco. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas