Gaudium news > Dois milhões de católicos na procissão Jesus Nazareno nas Filipinas

Dois milhões de católicos na procissão Jesus Nazareno nas Filipinas

A procissão anual com a imagem de “Jesus Nazareno” nas Filipinas é um dos maiores eventos religiosos do mundo.

Foto: Quiapo Church/ Facebook

Foto: Quiapo Church/ Facebook

Redação (09/01/2025 09:50, Gaudium Press) Em uma das maiores demonstrações de devoção católica e expressão de fé do mundo, centenas de milhares de católicos participaram da procissão anual com a histórica imagem de “Jesus Nazareno” na capital das Filipinas, Manila, nesta quinta-feira. A igreja esperava que mais de dois milhões de fiéis acompanhassem a imagem, popularmente conhecida como o “Nazareno Negro”, uma imagem em tamanho natural de Jesus Cristo carregando uma cruz, até o distrito de Quiapo.

Todos os anos, em 9 de janeiro, desde 1787, é feita a trasladação da escultura sagrada de seu local original – a igreja de São Nicolau de Tolentino – para a paróquia de Quiapo, em Manila. Ao longo de todo o percurso (sete quilômetros) da Trasladação, os fiéis procuram tocar ou beijar a escultura como sinal de devoção. Com efeito, os filipinos cercaram o “Nazareno Negro”, enquanto os devotos se acotovelavam para ter a oportunidade de segurar as duas cordas usadas para puxar o andor ou a carruagem que transportava a imagem.

O Cardeal José Advincula presidiu a missa antes do início da procissão e enfatizou a importância de Jesus. “Nossa esperança vive porque Ele vive. Ele vive em nossos corações. Ele vive ao nosso redor. Ele vive conosco”, frisou o arcebispo de Manila.

Em sua mensagem no dia da festa do Nazareno, o presidente Ferdinand Marcos Jr. Incentivou a população a tomar Jesus como modelo. “Lembremo-nos de que todos nós somos chamados a estender a mão para as pessoas ao nosso redor”, afirmou o chefe de Estado.

A imagem foi trazida a Manila por um sacerdote agostiniano espanhol em 1607, a bordo de um navio proveniente do México. Segundo a tradição, o navio pegou fogo durante a viagem, mas a imagem de Cristo escapou miraculosamente do fogo assumindo a cor negra. Há algumas semanas, a Arquidiocese de Manila removeu a palavra “negro” do nome oficial da imagem de Jesus. O motivo dado para a mudança de nome foi “chamar a atenção das pessoas mais para o santo nome de Nosso Senhor do que para uma cor ou atributo”.

Ao longo dos séculos, a imagem de Jesus carregando a cruz sobreviveu a dois incêndios, dois terremotos, tufões e bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial. Milhões de fiéis participam regularmente da procissão anual em 9 de janeiro.

As Filipinas são o país da Ásia com a maior maioria católica. Quase 80% dos cerca de 118 milhões de habitantes se descrevem como católicos.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas