Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus visitam a África
A peregrinação acontece dentro do contexto do centenário da canonização dessa grande mística francesa do século XIX, canonizada em 17 de maio de 1925 pelo Papa Pio XI.
Cotonou – Benin (09/01/2025 14:56, Gaudium Press) As relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus estão em Cotonou, capital econômica do Benin, e devem peregrinar por dez Dioceses do país africano, visitando inclusive seminários. A previsão é que estas relíquias retornem à Lisieux no dia 24 de fevereiro.
Terceira vez que as relíquias visitam o Benim
Esta é a terceira vez que as relíquias de Santa Teresinha vão ao Benim. A primeira visita foi em 2004. A segunda ocorreu dez anos depois. Desta vez, a peregrinação acontece dentro do contexto do centenário da canonização dessa grande mística francesa do século XIX, canonizada em 17 de maio de 1925 pelo Papa Pio XI.
Segundo o Padre Justin Agossoukpèvi, coordenador da comissão responsável pela organização da passagem das relíquias no Benin, “este ano Lisieux quis honrar o aspecto missionário da vocação de Santa Teresinha fazendo-a viajar pelo mundo”. Por conta disso, um país de cada continente foi escolhido para receber a visita das relíquias.
Grande ligação do Benin com Santa Teresinha
O Benin foi escolhido na África por ser um país que possui uma grande ligação com Santa Teresa de Lisieux. De fato, a primeira comunidade religiosa no mundo a ser colocada sob o patrocínio e proteção de Santa Teresinha do Menino Jesus foi o Instituto dos Catequistas Oblatos, pequenos Servos dos Pobres, fundado no país em 19 de março de 1914 pelo Padre Émile Barril, da Sociedade das Missões Africanas.
A visita ocorre dentro do ano jubilar de 2025, que coincide com os 70 anos da ereção da Arquidiocese de Cotonou. “É uma graça e uma oportunidade para o Benim ser considerado um dos primeiros países a acolher estas relíquias de Santa Teresinha, indiscutivelmente modelo de esperança”, celebrou o Padre Agossoukpèvi. (EPC)
Deixe seu comentário