Dois milhões de poloneses participaram do cortejo dos Três Reis Magos
O ato foi realizado em 905 cidades do país, um número recorde. Somente em Varsóvia, o evento contou com cerca de 50 mil participantes.
Varsóvia – Polônia (07/01/2025 10:21, Gaudium Press) No último dia 6 de janeiro, Festa da Epifania, por volta de dois milhões de pessoas participaram dos tradicionais cortejos dos Três Reis Magos realizados na Polônia. Somente em Varsóvia, foram cerca de 50 mil participantes.
Em entrevista ao Vatican News, o Arcebispo de Varsóvia, Dom Adrian Galbas, ressaltou que a numerosa participação neste evento mostra o quanto “precisamos viver esta festa na Polônia e fora dela. Ela expressa a essência desta celebração, que todos desejamos chegar a Cristo para adorá-lo, e essa adoração não nos humilha, mas, ao contrário, nos eleva”.
Número recorde de cidades participantes
As marchas ocorrem nos centros das cidades e pequenas localidades, reunindo crianças e adultos que se vestem como os personagens evangélicos do período natalino e desfilam ao som dos tradicionais cantos de Natal. O auge destas celebrações é o momento em que o canto natalino é entoado em conjunto e é realizada a adoração ao Menino Jesus.
Desde 2008 as cidades polonesas organizam cortejos multicoloridos em alusão à adoração dos Três Reis Magos ao Menino Jesus recém-nascido. Este ano, o ato foi realizado em 905 cidades do país. De acordo com Piotr Giertych, o principal organizador da iniciativa, este é um número recorde, superando os anos anteriores.
Saudação do Papa Francisco aos poloneses
Estes populares cortejos são abertos para todos, inclusive pessoas não ligadas à Igreja, envolvendo paróquias e escolas. Eles também foram realizados em outros países da Europa, América, Ásia e África, dos quais se incluem: Alemanha, Camarões, Cazaquistão, Chade, Cuba, Estados Unidos, França, Itália, Nigéria, Reino Unido, Ruanda e Venezuela.
Durante o Angelus da última segunda-feira, 6 de janeiro, o Papa Francisco enviou uma mensagem saudando os participantes dos cortejos dos Três Reis Magos na Polônia e afirmando “que com esta iniciativa testemunham a Fé não só nas igrejas e nas ruas de Varsóvia e de tantas cidades polonesas, mas também no exterior, inclusive aqui em Roma”. (EPC)
Deixe seu comentário