Papa Francisco participa de ordenação episcopal na Diocese de Roma
A cerimônia de ordenação do novo Bispo Auxiliar de Roma foi presidida pelo Cardeal-vigário, Dom Baldassare Reina, na Basílica de São João de Latrão.
Roma – Itália (06/01/2025 12:33, Gaudium Press) Na tarde do último sábado, 4 de janeiro, o Papa Francisco deixou o Vaticano e foi até a Basílica de São João de Latrão, para participar da ordenação episcopal de Dom Renato Tarantelli Baccari, auxiliar da Diocese de Roma.
A vocação dos pastores: indicar, seguir e permanecer
A cerimônia foi presidida pelo Cardeal-vigário, Dom Baldassare Reina, e concelebrada pelo Cardeal Christoph Schönborn, Arcebispo Metropolitano de Viena, e por Dom Michele Di Tolve, Bispo auxiliar de Roma.
Em sua homilia, o Cardeal Reina refletiu sobre a vocação dos pastores realçando três verbos: indicar, seguir e permanecer. “Precisamos de pastores que não se substituam a Cristo, mas que saibam indicar e guiar todo homem e mulher a contemplar a face misericordiosa de Cristo. Caminhem com seu povo, mas sempre com o olhar dirigido ao Mestre”.
Uma ilustre presença que reforça os vínculos de comunhão
Destacando a presença do Pontífice, o purpurado ressaltou que ela “reforça os vínculos de comunhão entre nós” e também agradeceu ao Santo Padre por tudo que diariamente realiza “a favor da Igreja universal a partir desta porção de Igreja que preside na comunhão e na caridade e nos comprometemos a apoiá-lo constantemente com a nossa oração”.
O purpurado recordou ainda que, como ensinado pela tradição apostólica, o episcopado não é uma honra, mas um serviço: o de ser transparência de Cristo, doando a Ele e ao Seu corpo místico toda a vida. “Rezemos, portanto, ao Senhor, para que o novo Bispo seja capaz de indicar o Mestre, segui-Lo com fidelidade e permanecer Nele”, concluiu. (EPC)
Deixe seu comentário