Gaudium news > EUA: Arcebispo de Nova Orleans reza pelos 15 mortos e 35 feridos durante um ataque terrorista

EUA: Arcebispo de Nova Orleans reza pelos 15 mortos e 35 feridos durante um ataque terrorista

Na manhã desta última quarta-feira, o Arcebispo Gregory Aymond, de Nova Orleans, ofereceu orações pelas vítimas de um ataque terrorista, ocorrido durante a comemoração de Ano Novo na Bourbon Street, em Nova Orleans, nos EUA.

Foto: Screenshot Youtube

Foto: Screenshot Youtube

Redação (02/01/2025 15:10, Gaudium Press) Dom Gregory Aymond, Arcebispo de Nova Orleans, numa missa solene na Catedral Basílica de São Luís Rei de França, rezou pelos 15 mortos e 35 feridos no ataque terrorista na Bourbon Street, durante a mundialmente famosa festa de Ano Novo. O assassino, que ostentava uma bandeira do Estado Islâmico no seu carro, foi morto a tiros pela polícia.

Dirigindo-se às 600 pessoas presentes na missa das 11 horas do dia 1 de janeiro, Dom Aymond frisou que “Deus sempre nos dá esperança, mesmo em meio a situações trágicas”. Anteriormente, o prelado havia escrito a seguinte mensagem nas redes sociais:

“As nossas orações estão com os mortos e feridos no horrível ataque desta manhã em Bourbon Street. Este ato violento é um sinal de total desrespeito pela vida humana”.

O homem-bomba baleado pela polícia foi identificado como Shamsud Din Jabbar, um americano de 42 anos nascido numa cidade do Texas e residente na cidade de Houston, a cerca de seis horas de carro de Nova Orleans. Din Jabbar serviu nas forças armadas por mais de dez anos antes de se dedicar ao setor imobiliário.

Conduzindo uma caminhonete, ele percorreu parte da Bourbon Street, atropelando e disparando contra os transeuntes, até chegar à Canal Street, uma das principais vias do centro de Nova Orleans, conhecida por seus hotéis de luxo. Foi aí que a polícia conseguiu interceptá-lo. Vestido com um uniforme militar, Din Jabbar enfrentou a polícia em um tiroteio que resultou na sua morte e no ferimento de vários agentes policiais.

No interior do veículo elétrico utilizado pelo agressor, as autoridades encontraram uma bomba, uma pistola e um rifle semi-automático AR, semelhante aos utilizados pelas forças armadas e habitualmente usados em tiroteios em massa nos Estados Unidos. Uma bandeira do Estado Islâmico também foi encontrada na parte de trás do veículo. As investigações estão tentando confirmar se Din Jabbar tinha ligações diretas com o grupo terrorista ou se agiu de forma independente, possivelmente radicalizado através da Internet. O ataque seria o mais mortífero atribuído ao Estado Islâmico fora do Oriente Médio desde o atentado de março, que deixou 145 pessoas mortas na casa de shows Crocus, em Moscou.

Telegrama do Papa Francisco

A Sala de Imprensa da Santa Sé pulicou o telegrama de condolências do Papa Francisco às vítimas da tragédia, assinado pelo secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin.

“Sua Santidade o Papa Francisco recebeu com profunda tristeza a notícia da perda de vidas e feridos causados pelo ataque ocorrido em Nova Orleans. Ao assegurar a sua proximidade espiritual a toda a comunidade, Sua Santidade encomenda as almas daqueles que morreram à amorosa misericórdia de Deus Todo-Poderoso, e reza pela cura e conforto dos feridos e enlutados. Em sinal de paz e força no Senhor, o Santo Padre envia a sua bênção”.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas