Jubileu 2025 é iniciado com abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro
Esta foi a primeira de uma série de celebrações realizadas pela Igreja Católica em todo o mundo para oferecer aos fiéis uma ‘experiência viva do amor de Deus’.
Cidade do Vaticano (26/12/2024 09:49, Gaudium Press) Na noite do dia 24 de dezembro, o Papa Francisco abriu a Porta Santa localizada na Basílica de São Pedro, no Vaticano, dando início ao Jubileu Ordinário de 2025. Esta foi a primeira de uma série de celebrações realizadas pela Igreja Católica em todo o mundo para oferecer aos fiéis uma ‘experiência viva do amor de Deus’.
A cerimônia, que ocorreu antes da Santa Missa do Galo e foi precedida por um momento de oração, contou com a participação de mais de seis mil fiéis no interior da Basílica e por volta de 20 mil pessoas no exterior, que acompanharam a celebração através de telões instalados na Praça de São Pedro.
Peregrinos poderão cruzar a Porta Santa até janeiro de 2026
“Esta é a Porta do Senhor. Por esta porta entram os justos Entrarei em tua casa, Senhor. Me prostrarei diante do teu templo santo. Abra-me as portas da justiça. Entrarei para dar graças ao Senhor”, diz a antífona recitada pelo Pontífice durante a histórica abertura da Porta Santa.
O Santo Padre cruzou a Porta Santa seguido por Cardeais, Arcebispos, Bispos e representantes do Povo de Deus procedentes dos cinco continentes. Milhares de fiéis peregrinos que visitarem Roma também poderão fazê-lo até o dia 6 de janeiro de 2026, quando o Ano Santo será oficialmente encerrado.
Outras quatro Portas Santas serão abertas
Nos próximos dias serão abertas as Portas Santas da Basílica de São João de Latrão, em 29 de dezembro; de Santa Maria Maior, no dia 1º de janeiro de 2025; e de São Paulo fora-dos-muros, no dia 5 de janeiro. Além disso, o Papa Francisco também abrirá uma Porta Santa no cárcere de Rebibbia de Roma.
A abertura de uma Porta Santa é um ato profundamente significativo para a Igreja e todos os católicos, pois é o início de um tempo de graças que nos convida à reconciliação, à conversão e a um renovado encontro com Deus. A Porta Santa não é apenas um umbral físico, mas um símbolo do convite divino para um novo começo, um caminho de esperança que é aberto para todos. (EPC)
Deixe seu comentário