Gruta de Belém será restaurada após as celebrações natalinas
Os trabalhos fazem parte de um projeto de reforma de toda a Basílica, iniciado em 2013, intitulado ‘Bethlem Reborn’ (Belém Renascida).
Belém – Israel (23/12/2024 16:33, Gaudium Press) A Gruta de Belém, local onde a tradição aponta que nasceu Jesus, passará por um importante processo de restauração após o fim das festividades natalinas. Os trabalhos fazem parte de um projeto de reforma de toda a Basílica, iniciado em 2013, intitulado ‘Bethlem Reborn’ (Belém Renascida).
Trabalhos começarão no máximo no início de fevereiro
O processo de restauração, que começará no máximo no início de fevereiro, será realizado pela empresa italiana Piacenti, líder mundial na restauração de igrejas e locais religiosos. Trabalhadores locais serão contratados para a obra, assim como centenas de técnicos, restauradores e arqueólogos da Itália.
Apesar do espaço ser pequeno, apenas 35 metros quadrados, o trabalho será grande. Em um primeiro momento se dedicará no teto, em grande parte enegrecido por conta da fumaça das lâmpadas a óleo que há séculos queimam ali e também pelo incêndio ocorrido em maio de 2014. Além disso, se verificará a estabilidade da rocha, que apresenta algumas rachaduras, possivelmente criadas por terremotos nos séculos passados. Também se desmontará o piso de mármore, que será limpo e reparado onde for necessário.
Segurança dos peregrinos será prioridade
Todas as decorações e tecidos serão substituídos por novos materiais à prova de fogo. “A prioridade será restaurar o local não apenas em sua beleza antiga, mas também para garantir que os milhões de peregrinos que o acessam todos os anos possam visitá-lo com segurança”, garantiu a empresa responsável pelos trabalhos de restauração do lugar sagrado. A restauração propriamente dita será feita nos dois altares da manjedoura e da natividade e no esplêndido mosaico acima deles.
Durante o período de trabalho, se fará todo esforço possível para que o acesso dos peregrinos à gruta seja mantido, isolando espaços de trabalho individuais e planejando turnos noturnos intensos. Na parte da manhã, se limitará o acesso dos visitantes a um intervalo de duas ou três horas. (EPC)
Deixe seu comentário