Gaudium news > Selo dedicado à Basílica da Natividade é emitido na Itália

Selo dedicado à Basílica da Natividade é emitido na Itália

A emissão filatélica presta tributo ao nascimento do Menino Jesus, sendo um convite à reflexão sobre o profundo significado desta festa cristã.

Selo dedicado a Basilica da Natividade e emitido na Italia 1

Roma – Itália (18/12/2024 14:31, Gaudium Press) O Ministério das Empresas e do Made in Italy, contando com a colaboração da Custódia da Terra Santa, emitiram um selo de Natal dedicado à Basílica da Natividade em Belém. O design gráfico da emissão filatélica foi feito a partir de uma fotografia original da Basílica.

Medindo 40 x 48 milímetros, o selo apresenta a imagem da Basílica da Natividade, prestando um tributo ao nascimento do Menino Jesus e sendo um convite à reflexão sobre o profundo significado desta festa cristã. O valor de venda de cada selo será de 5 euros, parte do lucro será destinado à assistência de refugiados do conflito no Oriente Médio.

Selo dedicado a Basilica da Natividade e emitido na Italia 2

Um dos lugares mais importantes da Tradição Cristã

A Basílica da Natividade, em Belém, é um dos lugares mais importantes da Tradição Cristã. Durante séculos, Frades Franciscanos, juntamente com outras denominações cristãs, protegem esse Lugar Santo, oferecendo aos peregrinos de todo o mundo a oportunidade de rezar e refletir sobre o mistério da Encarnação.

Por conta do conflito em andamento, durante as celebrações de Natal deste ano a Basílica de Belém não estará lotada pelo grande número de peregrinos que chegam todos os anos para participar da tradicional vigília da meia-noite. A emissão deste selo comemorativo é uma forma de levar a todos a luz da esperança que nasce em Belém a cada Natal.

Selo dedicado a Basilica da Natividade e emitido na Italia 3

Menor porta de entrada do mundo

A ‘Porta da Humildade’, entrada principal da Basílica, recebeu atenção especial. A pequena porta de apenas 130 cm de altura contrasta com a grandeza majestosa da Basílica e obriga a todos, que desejem ingressar no local de nascimento de Jesus Cristo, se curvem profundamente. Isso serviu de inspiração para o nome ‘Porta da Humildade’.

Frei Francesco Patton, Custódio da Terra Santa, explicou que por volta do ano 1500, “o portal monumental da Basílica da Natividade em Belém foi transformado em uma pequena porta feita de pedras quadradas para evitar que o local sagrado fosse profanado pela entrada de cavalos ou camelos”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas