Gaudium news > Recorde de peregrinos na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe no México

Recorde de peregrinos na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe no México

Este histórico Santuário Mariano recebeu um total de 12 milhões e 300 mil peregrinos, provenientes de todo o México.

Recorde de peregrinos na Basilica de Nossa Senhora de Guadalupe no

Cidade do México – México (16/12/2024 12:28, Gaudium Press) Um total de 12 milhões e 300 mil peregrinos, provenientes de todo o México, se reuniram na Basílica Nacional de Guadalupe para participar das festividades em memória ao momento em que Nossa Senhora apareceu a São Juan Diego como um sinal de seu amor maternal. Este já é considerado um recorde histórico na história do Santuário Mariano.

Mais de 12 milhões de peregrinos visitaram o Santuário Nacional

Os números superam a estimativa de Janecarlo Lozano Reynoso, prefeito da cidade de Gustavo A. Madero, onde está instalado este Santuário Mariano. Em coletiva de imprensa no início do mês, o político apresentou uma perspectiva de que por volta de 12 milhões de peregrinos visitassem o local.

De fato, os números apresentam um gradativo crescimento pós-pandemia. Em 2019, 10 milhões e 800 fiéis compareceram na Basílica. No ano de 2020 o local foi fechado por conta da pandemia de Covid-19. Em 2021, quando ainda se recomendava evitar aglomerações, 3,5 milhões de devotos foram até o Santuário Nacional. Em 2022, o número subiu para 10 milhões. E por fim, em 2023, 11 milhões de peregrinos participaram das festividades ‘in loco’.

Esta é a época com maior número de peregrinos

“Não há época do ano em que se concentre maior número de turistas do que, precisamente, nas fervorosas festividades de Guadalupe, nos dias anteriores e nos dias depois”, afirmou Alejandra Frausto Guerrero, Secretária de Turismo da Cidade do México, que indicou que os peregrinos também visitaram os templos localizados no entorno da Basílica.

Apesar de ser celebrada por vários dias, a data litúrgica oficial da Festa de Nossa Senhora de Guadalupe é 12 de dezembro, quando se recorda a última aparição da Mãe de Deus para São Juan Diego no ano de 1531. Nesta mesma ocasião ocorreu o milagre que estampou a imagem da Virgem Maria no manto que hoje é venerado no Santuário mexicano. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas