Mensagem de Fátima é tema de curso online promovido pelo Santuário português
A iniciativa, que será iniciada em janeiro de 2025, apresentará sínteses temáticas sobre o fenômeno de Fátima.
Fátima – Portugal (12/12/2024 10:13, Gaudium Press) O Santuário português de Nossa Senhora de Fátima abriu as inscrições para a quarta edição do curso ‘desCodificar Fátima’. A iniciativa, que será iniciada em janeiro de 2025, apresentará sínteses temáticas sobre o fenômeno de Fátima.
Quatro encontros no ambiente virtual
No total, serão realizados quatro encontros virtuais, sempre às quarta-feiras das 21h15 e 22h15. Ao longo de cada um dos dias, se dedicará meia hora a cada um dos dois temas previstos para serem abordados por sessão. A iniciativa é promovida pelo Departamento de Estudos do Santuário.
A equipe de formadores deste curso será composta sobretudo por integrantes do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima (DESF): Marco Daniel Duarte, o diretor do DESF; Sónia Vazão; Ana Rita Santos, responsável pelo Serviço de Conservação e Restauro do Patrimônio, André Melícias, do Arquivo e da Biblioteca do Santuário de Fátima, além do Padre João Paulo Quelhas, capelão do Santuário de Fátima.
Temas que serão abordados em cada encontro
Para o dia 8 de janeiro, data na qual se iniciará o curso, se escolheu tratar sobre o centenário da Associação dos Servitas de Nossa Senhora de Fátima. Na segunda parte do encontro, será feita uma apresentação sobre a criação e desenvolvimento Fátima a partir de um fenômeno religioso.
Na semana seguinte, dia 15, se falará sobre a Carta Pastoral de aprovação das visões-aparições de Fátima, através da qual o então Bispo de Leiria, D. José Alves Correia da Silva reconheceu as aparições de 1917, o tema abordado logo depois serão os Santos representados no topo da colunata do Santuário de Fátima.
Já no dia 22 de janeiro, serão apresentadas sínteses sobre as congregações e institutos religiosos inspirados em Fátima e a casa-museu da Irmã Lúcia. Por fim, os temas do dia 29 de janeiro serão: os desafios da conservação das imagens das Virgens Peregrinas de Fátima e o cântico do ‘Ave de Fátima’.
Última edição contou com mais de duzentos inscritos
Esta edição de 2025 do ‘desCodificar Fátima’ é destinada a todos os interessados, de forma particular a pesquisadores e estudantes das áreas das Ciências Humanas e Sociais; a professores do ensino básico e secundário, das áreas de História, História da Arte, Filosofia, Educação Moral e Religiosa Católica; e a formadores, catequistas e outros agentes pastorais.
O valor da inscrição é de 20 euros. Ao final do curso, será entregue um certificado aos participantes. A última edição deste evento contou com mais de duzentos inscritos provenientes de Brasil, Colômbia, Estados Unidos, Itália, Japão, Panamá, Polônia, Porto Rico, Portugal, República Checa e Suíça. (EPC)
Deixe seu comentário