Basílica de São Pedro prepara abertura das Portas Santas
O rito da ‘recognitio’ ocorre alguns dias antes do início oficial do Jubileu de 2025.
Cidade do Vaticano (04/12/2024 10:27, Gaudium Press) Na noite da última segunda-feira, 2 de dezembro, foi realizado na Basílica de São Pedro o rito da ‘recognitio’, cerimônia na qual se verifica se a Porta Santa fechada no último Jubileu permanece intacta e selada, pronta para ser reaberta para o novo Ano Santo.
O cerimonial foi iniciado com uma oração recitada pelo Cardeal Arcipreste Mauro Gambetti. Logo depois, parte da parede que sela a Porta Santa do lado de dentro da Basílica foi derrubada pelos ‘sampietrini’, trabalhadores da Basílica de São Pedro. Em seguida, dali foi extraída uma caixa metálica, que permaneceu no local desde o encerramento do Jubileu da Misericórdia, em 20 de novembro de 2016.
Caixa metálica conservou documentos e objetos
Logo depois foi realizada uma procissão, conduzida pelo Cardeal Gambetti, com o cântico de ladainhas. Uma pausa foi feita diante do Altar da Confissão, onde foi realizado um momento de oração.
A caixa metálica foi aberta na Sala Capitular. Dentro dela estavam conservados, além da chave que permitirá abrir a Porta Santa na noite de 24 de dezembro, as manilhas, o pergaminho da Rogito (Escritura) que atestou o seu fechamento, quatro tijolos dourados e algumas medalhas, incluindo as dos Pontificados de Francisco, Bento XVI e João Paulo II.
Cerimônia realizada nas outras Basílicas papais
Estiveram presentes os Arcebispos Dom Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, e Dom Diego Ravelli, mestre das celebrações litúrgicas pontifícias, que recebeu os documentos e objetos da ‘recognitio’, que serão entregues ao Papa Francisco.
A mesma cerimônia foi realizada na Porta Santa da Basílica de São João de Latrão, na terça-feira, 3, e será realizada em São Paulo fora-dos-muros e em Santa Maria Maior, nos dias 5 e 6 de dezembro, respectivamente. (EPC)
Deixe seu comentário