Gaudium news > Brasil será sede do 7º Congresso Missionário Americano em 2029

Brasil será sede do 7º Congresso Missionário Americano em 2029

Após o anúncio de que o Brasil sediará o evento missionário, em 2029, o monumento do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, foi iluminado em verde e amarelo para celebrar a definição da sede do próximo CAM.

Foto: CNBB

Foto: CNBB

Redação (26/11/2024 16:32, Gaudium Press) O 6º Congresso Missionário Americano (CAM6) foi concluído neste último domingo, 24 de novembro, com uma missa presidida pelo delegado do Papa Francisco, o bispo emérito de Caracas, Cardeal Baltazar Porras Cardozo, na Pontifícia Universidade Católica de Porto Rico. Após a celebração eucarística, o bispo de Ponce e presidente do episcopado porto-riquenho, Dom Rubén González, anunciou que a próxima sede do CAM será o Brasil, em 2029.

Essa decisão foi aprovada, por ampla maioria, pelos diretores das Pontifícias Obras Missionárias (POM) das Américas, após ouvirem as razões pelas quais o Brasil se candidatou para sediar o sétimo CAM, em 2029.

Dom Ricardo Hoepers, Secretário Geral da CNBB e bispo auxiliar de Brasília, expressou – por meio de uma carta enviada ao comitê organizador da OMP – sua vontade de sediar esse congresso continental e ressaltou que o país quer comemorar os 50 anos dos Congressos Missionários, iniciados no México em 1977, e os 20 anos da V Conferência Geral do Episcopado de Aparecida, bem como o centenário do Dia Mundial das Missões.

De 19 a 24 de novembro, os católicos porto-riquenhos receberam mais de 1.300 missionários, passando assim o bastão para a Igreja brasileira, que tem uma rica e importante tradição de missão ad gentes, especialmente na Amazônia.

Dom Jaime Spengler, presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe (Celam) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), expressou sua “profunda alegria” com essa notícia.

Ele destacou que agora cabe à Igreja local brasileira retribuir toda a “acolhida que recebeu durante esses anos nos CAMs”. Ele também mencionou que o Brasil recebeu “muito” do mundo inteiro através dos missionários que vieram de diferentes partes do mundo.

O prelado indicou que, em abril de 2025, a CNBB realizará sua assembleia plenária, na qual discernirá a jurisdição que será a sede do CAM 7. Ele também assegurou que incentivará um amplo processo de escuta para tomar essa decisão.

O CAM7 promete ser um encontro significativo de reflexão, partilha e ânimo missionário, reunindo as igrejas das Américas para a proclamação da mensagem de Jesus Cristo. O Cristo Redentor, como primeiro Santuário a céu aberto do mundo, simboliza a unidade, a solidariedade e a fé que inspiram este momento. Sua iluminação especial na data do anúncio sublinha a missão do monumento como canal de acolhida e comunicação com toda a sociedade.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas