Gaudium news > Falece o Cardeal Miguel Ayuso Guixot, prefeito do dicastério para o diálogo interreligioso

Falece o Cardeal Miguel Ayuso Guixot, prefeito do dicastério para o diálogo interreligioso

O Cardeal Miguel Ángel Ayuso Guixot, Prefeito do Dicastério para o diálogo interreligioso, faleceu aos 72 anos nesta segunda-feira, 25 de novembro, no Hospital Gemelli de Roma

Miguel Angel Ayuso Guixot

Cardeal Miguel Ayuso Guixot. Foto: Vatican Media

Redação (25/11/2024, 16:50, Gaudium Press) O Cardeal Miguel Ángel Ayuso Guixot faleceu aos 72 anos nesta segunda-feira, 25 de novembro, no Hospital Gemelli de Roma.

O Cardeal sofria de problemas de saúde há algum tempo e, mais recentemente, teve agravamentos que levaram a repetidas operações e intervenções cirúrgicas.

Ainda na manhã desta segunda-feira, o Papa Francisco pediu orações pelo Prefeito do Dicastério para o Diálogo Interreligioso, o Cardeal Ayuso Guixot.

Em um discurso pronunciado para a delegação internacional do jainismo, onde estavam presentes também alguns membros do dicastério, Francisco pediu que rezassem pelo cardeal, dizendo: “Ele está muito doente, ele está no fim da vida.”

O Cardeal era reconhecido como uma das figuras principais na promoção do diálogo inter-religioso no Vaticano, especialmente em seu esforço por estabelecer pontes com o islamismo.

Ele foi nomeado Prefeito do Dicastério em maio de 2019 pelo Papa Francisco, após anos dedicados a missões diplomáticas do Vaticano, especialmente relacionadas ao diálogo inter-religioso.

O cardeal, de origem espanhola, teve uma trajetória marcada por vasta experiência em países de maioria muçulmana, como o Egito e o Sudão, onde trabalhou diretamente com refugiados e migrantes, muitos deles de confissão muçulmana.

Essa experiência fez dele um dos principais interlocutores no diálogo com líderes muçulmanos. Essa é uma das razões pelas quais o Cardeal acompanhava frequentemente o Papa Francisco em suas viagens apostólicas.

Nascido em Sevilha, Espanha, no dia 17 de junho de 1952, o Cardeal ingressou nos Missionários Combonianos, onde fez sua profissão perpétua em 1980 e foi ordenado sacerdote no dia 20 de setembro do mesmo ano.

Posteriormente, continuou seus estudos na Universidade Pontifícia Urbaniana e no Instituto Pontifício de Estudos Árabes e Islâmicos, onde recebeu seu diploma de licenciatura em 1982.

Em 2007, foi nomeado consultor junto ao Conselho Pontifício para o Diálogo Interreligioso. Em 2012, foi nomeado pelo Papa Bento XVI como secretário do dicastério.

Com o falecimento do então prefeito do dicastério, o Cardeal Tauran, o Papa Francisco nomeou Ayuso como prefeito do Dicastério para o Diálogo Interreligioso em 2019. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas