Gaudium news > De Lisboa a Seul, JMJ celebrada nas Igrejas locais

De Lisboa a Seul, JMJ celebrada nas Igrejas locais

Na Solenidade de Cristo Rei do Universo, as comunidades católicas de todo o mundo celebraram localmente a 39ª Jornada Mundial da Juventude. Na Basílica de São Pedro, o Papa celebrou a missa, durante a qual a cruz e o ícone de Maria, símbolos da JMJ, foram apresentados por jovens portugueses aos coreanos, com vista ao encontro mundial em Seul, em 2027.

cq5dam.thumbnail.cropped.750.422 8

Redação (25/11/2024 11:19, Gaudium Press) “Aqueles que contam com o Senhor renovam suas forças; ele dá-lhes asas de águia. Correm sem se cansar, vão para a frente sem se fatigar”. O versículo retirado do livro do profeta Isaías (Is 40,31) é o lema da 39ª Jornada Mundial da Juventude celebrada pelas Igrejas locais de todo o mundo neste domingo, 24 de novembro, na Solenidade de Cristo Rei. Em 2020, o Papa mudou a data das celebrações da JMJ nas Igrejas locais: do Domingo de Ramos para a Solenidade de Cristo Rei do Universo.

Em muitos países, este versículo bíblico é também fonte de inspiração para o trabalho pastoral, caracterizado por programas e propostas de formação que seguem os convites do Papa aos jovens. Em sua homilia, Francisco se referiu ao lema: isto é um sinal, um convite, para todos nós, a viver e a levar o Evangelho a todas as partes da terra, sem parar e sem desanimar”.

Antes da passagem dos símbolos, Francisco saudou os jovens presentes na Basílica e os jovens do mundo inteiro e afirmou: “Queridos jovens coreanos, agora é com vocês! Levando a Cruz à Ásia vocês anunciarão a todos o amor de Cristo. Tenham coragem! Tenham a coragem de testemunhar a esperança de que precisamos mais do que nunca hoje. Por onde passarão esses símbolos, possam crescer a certeza do amor invencível de Deus e a fraternidade entre os povos. E para todos os jovens vítimas de conflitos e guerras, a Cruz do Senhor e o ícone de Maria Santíssima sejam amparo e consolação”.

Estiveram presentes na Basílica cerca de cem jovens de Portugal, acompanhados pelo Patriarca de Lisboa, dom Rui Manuel Sousa Valério, e pelo Cardeal Américo Manuel Alves Aguiar, que foi coordenador geral da JMJ de Lisboa, e cem jovens provenientes da Coreia, acompanhados pelo arcebispo de Seul, Dom Peter Chung Soon-taek, e pelo bispo coordenador geral da JMJ da edição de 2027, Dom Paul Kyung Sang Lee.

Com informações Vatican news

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas