Filipinas: Igreja do século XVIII recebe título de Basílica menor
O Santuário Arquidiocesano e Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Assunção é a 24ª igreja a receber esta honraria.
Santa Maria – Filipinas (19/11/2024 11:50, Gaudium Press) O Santuário Arquidiocesano e Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Assunção, localizado na cidade filipina de Santa Maria, recebeu o título de Basílica menor, concedido pelo Papa Francisco. O anúncio foi feito pela própria paróquia na última segunda-feira, 17, após ter sido comunicada pelo Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos do Vaticano.
O reconhecimento a este templo católico do século XVIII, atualmente ministrada por sacerdotes da Arquidiocese, possui um significado histórico e cultural. Além disso, esta é a segunda igreja na Arquidiocese de Nueva Segovia a receber esta designação, a primeira é a Basílica Menor de São Nicolau de Tolentino, na cidade de Sinait.
Breve história da Igreja de Nossa Senhora da Assunção
Construída no ano de 1765 pelos agostinianos, esta igreja foi declarada paróquia independente em 1769 sob o patrocínio de Nossa Senhora da Assunção. A torre do sino, adicionada durante uma reforma em 1810, foi concluída com um sino no ano seguinte.
A igreja e seu convento se tornaram um centro missionário para os agostinianos a partir do ano de 1822, servindo como base para o alcance de cidades próximas, incluindo Pidigan e La Paz, na província de Abra.
Filipinas possuem 24 Basílicas menores
No ano de 1993, este templo foi designado Patrimônio Mundial da UNESCO como parte das Igrejas Barrocas das Filipinas. E em agosto de 2022, o Arcebispo Marlo Peralta elevou a igreja ao status de Santuário Arquidiocesano. No total, as Filipinas possuem 24 Basílicas menores, título que representa um vínculo entre a instituição e o Papa. (EPC)
Deixe seu comentário